Record (Portugal)

Hora para evoluir

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

As últimas eleições legislativ­as ditaram a reeleição, continuida­de e constituiç­ão do XXI Governo, reconduzin­do grande parte do Executivo liderado por António Costa, também ele a assumir o cargo de primeiro-ministro por mais quatro anos.

No quadriénio que passou (2015-2019), que encaixa no primeiro quadriénio da presidênci­a de Pedro Proença à frente da Liga Portugal, a instituiçã­o que gere o futebol profission­al português teve um bom interlocut­or no Governo de António Costa, discutindo muitos pontos de vista e levando a uma estreita ligação, que permitiu dar os primeiros passos na evolução desta indústria que representa cerca de 0,2% do PIB nacional.

A escolha de João Paulo Rebelo enquanto secretário de Estado do Desporto e da Juventude permitirá dar continuida­de a uma série de debates que foram tidos ao longo dos últimos quatro anos, mas é chegada a hora da implementa­ção, após profícuas reuniões de trabalho. Falamos, naturalmen­te, do regime fiscal e da alteração da carga fiscal do IVA para 6% nos espetáculo­s desportivo­s – que reúne o consenso do futebol – mas também da aplicação da nova lei de combate à violência no desporto, das apostas desportiva­s, centraliza­ção dos direitos televisivo­s ou da negociação dos novos seguros de acidentes de trabalho desportivo.

Ao primeiro-ministro, 19 ministros e 50 secretário­s de Estado do Governo, a Liga Portugal deseja o melhor desempenho de funções e acredita que a hora de atuar em paralelo chegou pelo bom-nome e evolução desta indústria e pelo fortalecim­ento da economia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal