Record (Portugal)

Futebol é a base de tudo... com juízo

Estilo de vida de é destacado em Inglaterra numa altura em que o Leeds United luta pela subida à Premier League

- JOÃO SEIXAS

treinador argentino Marcelo Bielsa, de 64 anos, é uma figura incontorná­vel da galáxia futebol. Decidido, arrojado e sempre atualizado, o treinador sul-americano já mostrou que tem mãos para conduzir o Leeds United. Em 2018/19 foi 3º no Championsh­ip e garantiu a presença no playoff de acesso à Premier League. Acabou por cair aos pés do Derby County nas ‘meias’, com um agregado de 4-3, mas no seio do clube ficou claro que seria uma questão de tempo até Bielsa conduzir o clube à glória de outrora. Quem habitualme­nte visita Elland Road, casa do Leeds, ou assiste aos jogos pela televisão, já sabe o que esperar de Bielsa. Contudo, só os que habitam na cidade inglesa, mais precisamen­te na zona de Wetherby, têm a real perceção de quem é o argentino e o que faz longe dos relvados. Tem sido muito destacado na imprensa inglesa o modo pacato e sem grandes luxos como o treinador vive. Habita junto ao campo de treinos Thorp Arch, numa casa pequena, com apenas um quarto, e não se coíbe de ir para o trabalho a pé, de mochila às costas e bloco de notas na mão. Pelo caminho visita o ‘Costa Coffee’, onde não rejeita fotografia­s nem se importa de puxar dos cadernos

Recentemen­te, numa rara entrevista à imprensa britânica, Bielsa abriu o jogo e foi direto ao assunto ao falar da paixão pelo futebol. “Por vezes as pessoas ficam fascinadas pelo facto de eu entregar a vida ao futebol. Mas esperavam o quê? Não sei fazer muito mais coisas para além disto. A minha vida é isto. Vivo para o futebol e para a minha família”, referiu, deixando um conselho: tudo deve ser ‘tomado’ na medida certa. “Apesar da paixão que tenho, o futebol ensinou-me uma coisa simples. É melhor ver um bom filme ou ler um bom livro do que ficar muito tempo fixado num detalhe futebolíst­ico. Quando insistes de mais, perdes o foco”, lembrou o técnico.

ARGENTINO TEM REALIZADO UM TRABALHO DE QUALIDADE E O REGRESSO À PREMIER LEAGUE É VISTO COMO UMA ‘OBRIGAÇÃO’

e trabalhar um pouco enquanto se alimenta. E numa altura em que o futebol aposta num cada vez maior distanciam­ento entre os protagonis­tas e os cidadãos comuns, Bielsa marca pontos... “O meu neto adora ficar a observá-lo no café. Ele está a escrevinha­r as suas notas, provavelme­nte coisas do futebol, e o miúdo fica a olhar fascinado. É incrível uma pessoa tão famosa e que deve receber bem manter estes hábitos”, realça Mary, que se cruza diariament­e com Bielsa. “Por vezes passa quatro horas ali sentado. Normalment­e bebe café expresso e paga mensalment­e. Fica ali a planear treinos, a dividir os jogadores por áreas e a ver informaçõe­s dos próximos rivais”, revela um dos funcionári­os. “Já o vi no concession­ário da Volkswagen, mas ele anda sempre a pé. Faz diariament­e 45 minutos até ao centro de treinos. Não sei se não gosta de conduzir ou se gosta do exercício, mas dá um excelente exemplo aos garotos de 20 anos que vão treinar em grandes carros”, explica Bill Burroughs, um adepto do Leeds.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal