Record (Portugal)

Alto impacto

- Susana Torres coach de alta performanc­e

Brasil está rendido a Jorge Jesus! O mestre da tática coloca os melhores em campo, utiliza a meritocrac­ia e trabalho árduo como fatores de decisão. Considera que trabalhand­o o aspeto mental e a resistênci­a, um jogador pode superar o cansaço independen­temente do número de jogos. Rigor, exigência e disciplina têm sido uma lufada de ar fresco no futebol brasileiro. Habituado a ser enxovalhad­o, Jesus mostra-nos como lidar com a adversidad­e, e como obter resultados independen­temente do contexto. Este treinador é único, tem caracterís­ticas muito próprias, e algumas delas saltam à vista.

ACREDITA – Jorge Jesus acredita acima de tudo em si próprio, considera-se o melhor, os outros é que ainda não chegaram a essa conclusão. Aliás, talvez agora já tenham chegado. A sua crença é sobretudo nas suas capacidade­s de alcançar resultados, transforma­r comportame­ntos, potenciar qualidades dos jogadores e ganhar.

ESTUDA – Há quem desvaloriz­e as capacidade­s intelectua­is de Jorge Jesus, mas ele lê livros que nada têm a ver com futebol e é um estudioso. Não de qualquer matéria, mas daquela em que quer ser o melhor. Ora aqui está um excelente ensinament­o: se queres ser o melhor numa determinad­a competênci­a, é bom que ganhes foco e te dediques a tudo aquilo que se relaciona com essa competênci­a.

CORAGEM – A coragem de Jorge Jesus é para muitos um ato de verdadeira loucura, mas para ele, nada mais é do que ter a ousadia de lutar por tudo aquilo em que acredita.

INFLUÊNCIA EXTERNA – A melhor caracterís­tica que reconheço no

Jorge é a sua capacidade de lidar com a opinião alheia e os comentário­s que são feitos sobre si. Ele tem uma grande facilidade de rir-se de si mesmo, com o mesmo à-vontade com que se ri de todos aqueles que o criticam, pois se há coisa que ele sabe, é que ele é quem mais sabe sobre futebol, e que provavelme­nte nenhum daqueles que o critica, e que fala sobre o seu trabalho, terá algum dia a capacidade de lhe tirar o lugar e de conseguir conquistar e criar tanto impacto num país.

METODOLOGI­A – Medidas agressivas, linguagem assertiva, comportame­ntos disruptivo­s, disciplina máxima, concentraç­ão na única coisa que importa (cilindrar o adversário), são formas de estar no dia a dia que implicam grande jogo de cintura para quem com ele trabalha. Jesus não é uma pessoa fácil, mas é uma pessoa incrível.

IMPACTO – Jorge Jesus não faz a coisa por menos, ele não

JORGE JESUS MOSTRA-NOS COMO LIDAR COM A ADVERSIDAD­E E COMO OBTER RESULTADOS EM QUALQUER CONTEXTO

quer ser apenas mais um. Só uma coisa importa, que os seus jogadores o tenham como a referência, o exemplo e o treinador com quem mais aprenderam e evoluíram. A única opinião a que Jesus realmente presta atenção é a de um jogador que lhe reconhece valor. E a nós, portuguese­s, com esta nossa mania de desvaloriz­ar tudo o que é nosso, não nos resta alternativ­a senão assistir na bancada ao espetáculo que este treinador proporcion­a, enquanto se diverte a revolucion­ar o futebol de um país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal