Record (Portugal)

ROGER FEDERER A MEIA DÚZIA DE CONNORS

- JOSÉ MORGADO Atribuídas por Diogo Jesus

Roger Federer, de 38 anos, aproximou-se ontem do recorde de títulos de singulares do norte-americano Jimmy Connors (109), ao vencer o ATP 500 de Basileia, a sua cidade natal, pela 10ª vez na carreira.

O suíço, atualmente no terceiro posto do ranking mundial, arrasou na final da prova o australian­o Alex De Minaur, de 20 anos e 28º ATP (vai subir dez lugares hoje), por 6-2 e 6-2, num encontro resolvido em pouco mais de uma hora.

Federer soma agora 103 títulos de singulares, quatro dos quais em 2019, igualando Novak Djokovic, Rafael Nadal e Daniil Medvedev. Só Dominic Thiem (5) tem mais troféus este ano...

O torneio de Basileia é o segundo da carreira de Federer em que o suíço chega aos dez títulos, depois de ter feito o mesmo no ATP 500 de Halle, na Alemanha, em junho deste ano. Federer é ainda o primeiro tenista a chegar a pelo menos dez títulos em dois torneios de superfície­s diferentes. Nadal, por exemplo, ganhou dez ou mais títulos em três torneios diferentes (Roland Garros, Monte Carlo e Barcelona), mas todos em terra batida.

“É muito especial ganhar aqui nesta fase da minha carreira. Tenho a noção de que está a chegar ao fim, não sou hipócrita”, admitiu o suíço, que não conteve as lágrimas durante a cerimónia de entrega de troféus, antes de distribuir pizza aos apanha-bolas, como manda a tradição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal