Record (Portugal)

“Qualidade para se afirmar no FC Porto”

Rejeitando colocar Fábio Silva “num pedestal”, o técnico lembra que conta é a competênci­a

- RUI SOUSA

A coleção de recordes conseguida nos primeiros meses desta época elevou, e muito, o mediatismo do jovem Fábio Silva. A sua tenra idade pode conduzir a algum deslumbram­ento, um risco que o FC Porto, lembrou Conceição, está habituado a gerir.

“Há uma maturação normal que tem de ter um jogador de 17 anos e que vê o seu nome quase diariament­e nas primeiras páginas. Obviamente que nós, estrutura FC Porto, estamos preparados para isso, mas penso também que a base familiar e o que gravita à volta do jogador são importante­s. E penso que nesse sentido

“COMO ESTRUTURA, ESTAMOS PREPARADOS PARA GERIR O MEDIATISMO DE APARECER TODOS OS DIAS NOS JORNAIS”

“RENOVAÇÃO? NÃO SOU DA ADMINISTRA­ÇÃO, NÃO FAÇO CONTRATOS... ISSO PASSA-ME COMPLETAME­NTE AO LADO”

não haverá problema, porque estamos a falar de um jogador que tem tudo isso”, referiu Conceição, perspetiva­ndo um futuro risonho para o jovem com camisola dos dragões: “Tem qualidade para se conseguir afirmar num futuro próximo do FC Porto. É isso que esperamos e é assim que trabalhamo­s, não diferencia­ndo ou metendo num pedestal o ‘nosso menino’… Aqui não há meninos, há profission­ais, há homens que têm de lutar diariament­e cada um pelo seu lugar.” Olhando de uma forma transversa­l à liderança de um balneário, quer os jogadores tenham “17 ou 35 anos”, o treinador relembrou que “o mais importante é a competênci­a”. É necessário “ter atenção a um ou outro pormenor”, mas somente sobre aquela que é a sua área de trabalho, a vertente técnica. Tudo o resto, nomeadamen­te o que se relaciona com o contrato de Fábio Silva com o FC Porto, que está protegido por uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, Sérgio Conceição nem quer ouvir falar. “Eu estou a falar do plano emocional e daquilo que me compete, que é melhorar alguns dos predicados do Fábio Silva. Não sou dirigente, não sou da administra­ção da SAD, não faço contratos e, assim, isso passa-me completame­nte ao lado”, concluiu o técnico.

 ??  ?? PROTEÇÃO. Contexto familiar do jovem avançado valorizado
PROTEÇÃO. Contexto familiar do jovem avançado valorizado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal