Record (Portugal)

O financiame­nto da SAD

- Advogado RIGOR DE GESTÃO

Sou daqueles que não se resigna a aceitar fatalistic­amente a equação da decadência do Sporting, traduzida na rarefação de resultados ao nível do futebol profission­al sénior masculino.

Dito isto, haverá que assumir as razões profundas pelas quais, desde o tempo dos Cinco Violinos, o Sporting tem vindo em movimento descendent­e, uniformeme­nte acelerado.

Não é, no global, por falta de potencial , de estrutura, de dimensão, de qualidade, de iniciativa. Tudo isto tem o Sporting, igual ou melhor do que a concorrênc­ia.

A questão, em meu entender, é predominan­temente financeira; por outras palavras, há décadas que o clube vive em permanente subfinanci­amento, o que tem limitado a sua competitiv­idade desportiva, situação que se tem agravado na última década.

E o cenário começa a assumir contornos de círculo vicioso: o Sporting, por ter menos dinheiro, tem pior equipa; se tem pior equipa, ganha menos; se ganha menos, não acede com tanta frequência à Champions, onde agora se ganha o dinheiro que faz a diferença; e, finalmente, por não evoluírem nos primeiros palcos do futebol, os jogadores do Sporting têm cotação objetivame­nte inferior, o que significa menos dinheiro, e assim voltamos ao princípio.

E, assim, perfilam-se dois caminhos: caminhar serenament­e para o declínio ou reagir, tentando elevar o clube ao patamar onde já esteve. Para isso, é necessário uma solução que permita desatar o nó górdio da carência de capitais próprios.

Aqui chegados, deixem-me

O SPORTING PRECISA DE INVESTIDOR­ES QUE APORTEM FUNDOS E

ser claro, embora eventualme­nte cândido e politicame­nte incorreto: o Sporting precisa de encontrar um ou mais investidor­es, que, respeitand­o os valores sagrados do clube, aportem os fundos e o rigor de gestão necessário­s para nos alcandorar­mos aos patamares a que temos direito.

Com a conversão prevista de todos os VMOC, o Sporting tem capital para vender.

Para a semana tentarei explanar as minhas ideias a esse respeito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal