Record (Portugal)

SOUSA SONHA COM TOP 20

- JOSÉ MORGADO

N.º 1 nacional foi recebido pelo Presidente Marcelo em Belém e deixou desejo

Foi de sorriso no rosto e num registo muito mais descontraí­do do que é habitual que João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, respondeu a todas as perguntas – mais ou menos incómodas – das cerca de duas centenas de alunos que ontem foram convidados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para mais uma sessão da iniciativa ‘Desportist­as no Palácio de Belém’, que decorreu mesmo ao lado, no antigo Museu Nacional dos Coches. Sousa, que nunca gostou de resumir a sua carreira a números,

“NÃO GOSTO DE FALAR EM NÚMEROS, MAS ACHO QUE, POR VEZES, CONSIGO JOGAR AO NÍVEL DO TOP 20”

-final de Wimbledon foram o melhor momento – e apontou ao grande objetivo para 2020: os Jogos Olímpicos. “Participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio é um dos objetivos. Esta foi uma época longa e exigente e agora quero preparar da melhor maneira a próxima época”, assegurou o 60º colocado do ranking ATP.

Marcelo e a visita ao duche

O Presidente Marcelo, grande fã de ténis, lembrou a vitória de Sousa na edição de 2018 do Estoril Open, que o Chefe de Estado acompanhou de perto. “Estava numa procissão em Lisboa e a meio vieram ‘dois loucos’ aos gritos dizer-me que o João tinha vencido. O bispo olhou para trás surpreendi­do, os chefes das forças armadas ficaram ‘passados’”, recordou, animado. Marcelo relembrou ainda quando visitou Sousa... no duche. “Assistiu-se a uma coisa nunca vista: entrei pelo duche. O protocolo dizia que não podia ser, mas aí fui eu. E depois deu-se aquela fotografia épica, com o João de toalhão ao meu lado. Nunca tinha acontecido!”

 ??  ?? ESPECIAL. Sousa distribuiu respostas... e sorrisos em Belém
ESPECIAL. Sousa distribuiu respostas... e sorrisos em Belém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal