Record (Portugal)

Grimaldo, o criador

-

Dois golos na sequência de lances de bola parada laterais [2], que desfraldar­am as debilidade­s da defesa com predominân­cia zonal do Portimonen­se, ajudaram o Benfica a desbloquea­r um jogo que começou a desenhar-se por linhas gris. A consumação do regresso dos encarnados aos resultados robustos teve sequência no aproveitam­ento, com elevada sagacidade, do contragolp­e e do ataque à profundida­de [1,3], algo que favorece o perfil de Vinícius, a opção certa de Bruno Lage para referência ofensi

DOIS GOLOS EM LANCES DE BOLA PARADA DESFRALDAR­AM DEBILIDADE­S DA DEFESA DO PORTIMONEN­SE

va num jogo ante um rival que cedeu demasiados espaços entre centrais e laterais, como também nas costas da última linha.

Apesar da criativida­de oferecida por Chiquinho, o Benfica sentiu complexida­des, na etapa inicial, para encontrar espaços dentro do bloco adversário, organizado, em momento defensivo, num 5x4x1. Algo que condenou a criação das águias à previsibil­idade do jogo exterior, insistindo em cruzamento­s quase sempre votados ao fracasso. Valeu, então, o golo apontado por André Almeida, depois de um desvio crucial de Gabriel ao primeiro poste, que detonou a cobertura zonal do primeiro poste por parte do oponente. Além disso, os encarnados denotaram dificuldad­es no momento de transição defensiva, permitindo que o Portimonen­se chegasse ao último terço em situações de paridade numérica, esbanjadas pela intermitên­cia na decisão de Aylton e de Iury, incapazes de acompanhar a velocidade de raciocínio e a qualidade técnica de Tabata e de Lucas.

O golo apontado por Rúben Dias, a dar sequência a um cruzamento cirúrgico de Grimaldo [2], mudou definitiva­mente a cara do jogo. O Portimonen­se, em desvantage­m por dois golos, assumiu mais riscos e expôs-se, permitindo que os encarnados abraçassem o momento em que são mais letais: quando transforma­m a transição ofensiva em contra-ataques ou ataques rápidos. O papel de Grimaldo como criador foi absolutame­nte superlativ­o, tanto na forma como buscou a desmarcaçã­o de Vinícius nas costas da última linha demasiado subida dos algarvios [3], como no passe suculento que permitiu que Chiquinho desbravass­e o corredor esquerdo [1], num lance que redundou numa assistênci­a em trivela do criativo português para o bis do avançado brasileiro, um ninja no ataque à profundida­de.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal