Record (Portugal)

WENDEL NÃO É PARA VENDER EM JANEIRO

- JOÃO SOARES RIBEIRO E RICARDO GRANADA

OBJETIVO É RECUPERAR E VALORIZAR

Os dirigentes leoninos estão apostados em valorizar Wendel e, nesta fase, a transferên­cia é um cenário que nem sequer é equacionad­o em Alvalade. Além de continuare­m a acreditar no potencial do médio, os responsáve­is do Sporting não tencionam negociar um dos principais ativos num período de desvaloriz­ação, especialme­nte depois de terem recusado ofertas superiores a 20 milhões de euros no verão. A ideia é, justamente, a contrária: recuperar Wendel, potenciar o rendimento desportivo e, no final da época, aí sim, avaliar todos os cenários, sem forçar a saída. A despromoçã­o temporária de Wendel aos sub-23, por ter sido apanhado a jantar em Lisboa fora de horas, foi um dos assuntos abordados por Silas, ontem, à margem da antevisão da partida com o Paços de Ferreira. O técnico esclareceu que conta com o internacio­nal olímpico canari

nho. “Continuamo­s a acreditar no Wendel e não é minha intenção perdê-lo. Aliás, eu sou das pessoas que menos gosta desta situação – não foi criada por mim. Agimos consoante os interesses superiores do Sporting, mas não está fora de questão, de maneira nenhuma, o Wendel reintegrar o plantel, nem isso me passou pela cabeça. É um jogador com enorme potencial que queremos ajudar, mas precisamos, também, que ele queira ser ajudado”, afirmou o treinador, que se recusou a avançar com um prazo para a reintegraç­ão. “Não temos nenhuma data marcada. Acabou de acontecer e vamos ver como é que ele reage. Vamos estando em contacto com ele. Eu não tenho nenhum problema direto com ele – muito pelo contrário. Tentei falar com ele, dar o meu ponto de vista e ele conseguiu perceber – acho que é fácil de perceber. Vamos ver, não é algo taxativo, o Wendel não matou ninguém.”

Estratégia concertada

A ideia de que Wendel tem de “querer ser ajudado” é partilhada pela restante cúpula do futebol profission­al. A decisão de castigar o jogador foi de Silas, que quis passar a mensagem de que não irá compactuar com situações de indiscipli­na. A resolução foi de imediato aprovada pela restante estrutura, até porque este não é primeiro caso em que o atleta viola o regulament­o interno do clube.

Wendel foi multado e voltou a descer aos sub-23 mas, quando estiver consciente dos erros que cometeu e mostrar que está disposto a explorar todo o seu talento, será reintegrad­o no grupo.

Os responsáve­is leoninos continuam a depositar total confiança no potencial do médio

“É UM JOGADOR QUE QUEREMOS AJUDAR, MAS PRECISAMOS QUE ELE QUEIRA SER AJUDADO”, DIZ SILAS

Entretanto, vai trabalhar sob as ordens de Leonel Pontes, que manterá a equipa técnica principal devidament­e informada sobre a resposta a novo castigo. Silas tem perfeita consciênci­a de que Wendel tem caracterís­ticas únicas no plantel, mas a prioridade é sempre o interesse coletivo. Aliás, o antigo internacio­nal português foi questionad­o sobre as alternativ­as ao brasileiro e fez questão de lembrar que o Sporting “ganhou o último jogo” sem ele. A despromoçã­o é para vigorar nos próximos dias, mas a transferên­cia do jogador no mercado de inverno está definitiva­mente colocada de parte dos planos da direção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal