Record (Portugal)

PEDRO F R A G A

-

PF - Foi algo que surgiu do nada. Essa oportunida­de deveu-se a certas condições. Em primeiro lugar, o Sporting andava à procura de reforçar o seu contingent­e de atletas olímpicos e ao contratar-me conseguiri­am isso. Em segundo, o clube [Sport Clube do Porto] que eu representa­va estava com dificuldad­es económicas. A partir daí, estavam criadas as condições que favoreciam as duas partes.

E de que forma sentiu essa mudança? Foi algo brusco?

PF - Por um lado, passei a estar num clube que tinha muito melhores condições e a minha carreira melhorou muito. Por outro lado, foi menos positivo, na medida em que deixei de me treinar com amigos antigos e colegas no Porto. Tínhamos uma grande amizade.

Mantém essas amizades?

PF - No remo, os resultados dependem muito do contexto. Às vezes, surge uma geração mais forte. Mas penso que no futuro os resultados irão ser melhores.

Que objetivos tem traçados para o que resta da temporada?

PF - Neste momento, só penso em conseguir arrecadar a vaga olímpica que resta para 2020. Apesar de ter conseguido uma boa prestação no Campeonato do Mundo, não cheguei à qualificaç­ão olímpica. Eu e os meus colegas tivemos uma boa prestação e acho estamos prontos para disputar as vagas europeias. Eu e o Afonso [Costa] estamos focados.

Atualmente, faz dupla com Afonso Costa, mas antes tinha como parceiro o Nuno Mendes. Como foi a mudança?

PF - Estive com o Nuno Mendes mais de dez anos e acho que fizemos tudo o que era possível. Neste momento, remo com o

PF - Não difere muito o trabalho em grupo e o individual, mas penso que é muito importante estarmos sozinhos e focados nos aspetos que temos de trabalhar.

Nessa perspetiva, o que pretende melhorar a nível pessoal?

PF - Penso em todas as provas que tenho com vista a um objetivo: estar nos Jogos Olímpicos. Quero muito chegar lá.

PF - Não! Não penso nesse aspeto e sei bem o quero.

A preparação dos Jogos Olímpicos mudou desde aí?

PF - Sim. Foi uma derrota para mim, pois o objetivo era estar presente. Assim, vamos mudando o nosso foco e os ciclos olímpicos são sempre diferentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal