Record (Portugal)

Deus enviou Jorge Jesus

- * JORNALISTA BRASILEIRO

Se o navegador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, o também português Jorge Jesus, treinador, redescobri­u o futebol brasileiro. O Flamengo está a jogar com nas décadas de 1970 e 1980.

O futebol europeu era fraco, nessa altura. A seleção brasileira entrava em campo e a dúvida era por quanto venceria, porque o triunfo era certo. A seleção era o espelho dos nossos clubes. Mas, na Euroopa, o futebol evoluiu, dentro e fora de campo, e, duas décadas depois da aprovação da Lei Pelé, e do domínio dos empresário­s, os clubes brasileiro­s tornaram-se escolinhas, uma espécie de categoria de base dos clubes europeus, que souberam fazer do nosso passado de glórias o seu presente.

Estou certo de que Jorge pode ser Jesus, mas nem de longe sou capaz de duvidar de que teve o dedo de Deus a decisão do Flamengo em contratá-lo. Antes de Jorge, o Jesus, as novas gerações de brasileiro­s nem sequer imaginavam o quanto o futebol brasileiro já foi competitiv­o e belo. Agora podem não só imaginar, mas constatar e admirar o verdadeiro futebol brasileiro. Basta ver o Flamengo jogar. Ao conseguir fazer com que os jogadores do Flamengo joguem como os brasileiro­s jogavam, Jorge, o Jesus, mostra que nem tudo está perdido e que há esperança.

O brasileiro é antropófag­o de natureza, está sempre a querer engolir o outro, quando deveríamos aprender a partir dos defeitos e qualidades de cada um e evoluirmos juntos. Quero acreditar que o exemplo do Flamengo terá seguidores. Afinal, basta jogar como se jogava no Brasil. A receita é nossa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal