Record (Portugal)

Rafael Nadal ganha mas está em risco

- JOSÉ MORGADO

Rafael Nadal foi ontem protagonis­ta de uma recuperaçã­o épica na segunda jornada das ATP Finals e mantém-se vivo na competição, ainda que já não dependa dele para seguir em frente rumo às meias-finais. Numa reedição da final do US Open, Nadal, número 1 do Mundo, voltou a derrotar o russo Daniil Medvedev (4º ATP), desta feita por 6-7(3), 6-3 e 7-6(4), em quase três horas de encontro e depois de ter recuperado de uma desvantage­m de 5-1 no terceiro set, altura em que até salvou um match point. “Honestamen­te, tive muita sorte. Foi uma derrota dura para o Daniil, ele estava a jogar melhor do que eu no terceiro set. Isto acontece de um em cada 1.000 encontros. Aconteceu hoje”, admitiu.

E quando é que o espanhol começou a pensar que poderia recuperar a desvantage­m? “Com os 5-3. Quando fiz o primeiro break, depois só estás um break abaixo e sei por experiênci­a própria o quão difícil é fechar um encontro e quando tens dois breaks de vantagem e depois perdes o primeiro. Nesse momento, pensei que podia ter uma hipótese”, garantiu. Apesar da vitória incrível, Nadal já não depende dele para avançar. É que o grego Stefanos Tsitsipas, número seis ATP, derrotou Alexander Zverev por 6-3 e 6-2. O jovem de 21 anos não só avançou para as meias-finais, como deixou o cenário de qualificaç­ão de Nadal bem complicado.

Na terceira jornada, o espanhol terá de derrotar Tsitsipas e esperar que Zverev perca com Medvedev. Qualquer outra combinação de resultados não serve ao espanhol.

NADAL PRECISA DE VENCER NA ÚLTIMA JORNADA E ESPERA QUE ZVEREV PERCA COM MEDVEDEV

Djokovic vs. Federer

A jornada de hoje tem como prato forte o encontro decisivo do Grupo Borg, entre Novak Djokovic (2º ATP) e Roger Federer (3º). O vencedor seguirá para as meias-finais do fim de semana e o derrotado fica pelo caminho.

Se Federer ganhar, entrega igualmente de mão beijada o número 1 ATP de final de ano a Nadal, já que Djokovic tem de ser campeão em Londres para ter alguma chance de ultrapassa­r o espanhol de 33 anos na luta pelo topo.

 ??  ?? INCRÍVEL. Nadal esteve a perder por 5-1 no 3.º set
INCRÍVEL. Nadal esteve a perder por 5-1 no 3.º set

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal