Record (Portugal)

Pizzi, o evangelist­a de Bragança

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

“APESAR DE OS HUMANOS NÃO SEREM IRRACIONAI­S, PRECISAM FREQUENTEM­ENTE DE AJUDA PARA FAZER MELHORES JUÍZOS E TOMAR MELHORES DECISÕES. TAMBÉM PRECISAM DE PROTEÇÃO DOS QUE DELIBERADA­MENTE EXPLORAM AS SUAS VULNERABIL­IDADES” – DANIEL KAHNEMAN

De acordo com dados recentes, as dívidas dos três maiores clubes portuguese­s ultrapassa­ram os mil milhões de euros. Em simultâneo, um estudo na Premier League encontrou que dois em cada cinco ex-jogadores assumem a existência de dificuldad­es financeira­s graves cinco anos após terminarem a sua carreira. O Sindicato dos Jogadores de Futebol concluiu que, entre nós, “a situação não é muito diferente” e “têm sido vários os ex-jogadores de futebol a expor publicamen­te as dificuldad­es económicas que atravessam”.

A educação financeira é uma

necessidad­e social e é um meio de ajudar a população a antecipar situações de crise económica, moderar o consumismo e gerir criteriosa­mente os créditos bancários.

Foi para responder a este de

safio que o Conselho Nacional de Supervisor­es Financeiro­s (CNSF) elaborou o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), no qual a Ordem dos Psicólogos Portuguese­s (OPP) é membro parceiro e consultor. O PNFF visa elevar a literacia financeira, promover comportame­ntos adequados e aumentar o bem-estar da população e a estabilida­de do sistema financeiro.

No âmbito desta iniciativa

participei na Semana da Formação Financeira promovida pela Escola Emídio Garcia, de Bragança. Nos grupos de alunos para os quais animei o tema ‘Decisões e Comportame­ntos

Financeiro­s’, encontrei um número significat­ivo de desportist­as inscritos em clubes locais. Muitos nutrem o sonho de vir a ser jogadores de futebol e seguir as pisadas da estrela do Benfica, Pizzi, nascido nessa cidade e que jogou no Bragança.

Embora jovens e muito animados pelo exemplo de sucesso do conterrâne­o, estes alunos mostraram um vivo interesse em compreende­r as lições sobre tomadas de decisão do psicólogo e Nobel da Economia,

Daniel Kahneman; concentrar­am-se em decifrar o sentido das heurística­s de A. Tversky e compreende­ram os ‘nudges’ psicológic­os do Nobel de 2017, Richard Tahler.

Os psicólogos têm um papel importante no desenvolvi­mento de competênci­as de autorregul­ação para um consumo responsáve­l e construção de poupanças, que permitam prevenir situações de risco e lidar com mudanças nas condições de vida. Devem agir também como consultore­s dos profission­ais que intervêm nas áreas da Gestão de Carreira e da Educação Financeira, proporcion­ando conhecimen­to e estratégia­s.

A inocência é o que nos permite, em cada nova geração, assumir os riscos necessário­s para avançar. Devemos esse crédito aos jovens, mas temos a responsabi­lidade de os guiar com a luz firme e amorosa das nossas experiênci­as.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal