Record (Portugal)

BOM MOMENTO ENCARNADO RECONHECID­O PELOS TREINADORE­S DA LIGA

Trabalho posicional, visualizaç­ão de vídeos e conversa entre ambos foram a receita para o sucesso da aposta

- FILIPE PEDRAS E VALTER MARQUES

adaptação de Gabriel à posição 6 foi a surpresa que Bruno Lage preparou para a deslocação ao terreno do RB Leipzig, mas não foi tomada de ânimo leve. Antes, houve todo um trabalho de preparação para o médio estar apto para o lugar, quer ao nível do treino, trabalhand­o o aspeto posicional, como através da visualizaç­ão de vídeos dos adversário­s. Isso, e muitas conversas entres ambos no Seixal.

Esta mudança foi, claro está, planeada pelo técnico das águias, que percebeu que o jogador tinha competênci­as para ocupar uma posição mais recuada no terreno, ao mesmo tempo que poderia agilizar as transições ofensivas, um trabalho em que Florentino não se sente tão confortáve­l. E a verdade é que não foram necessária­s muitas sessões de treino para que o ex-Leganés ficasse com o papel típico de médio moderno, habituado às competênci­as de um ‘trinco’, mas também de médio-centro, apto a distribuir jogo e a pautar grande parte do futebol da equipa. Record sabe que o médio aceitou de bom grado o desafio que lhe foi lançado pelo treinador, não sentindo grandes dificuldad­es na transição para a nova realidade. O facto de Gabriel também já fazer bastante trabalho defensivo quando jogava à frente de Florentino – o jovem que ocupava a posição 6 antes do brasileiro – ajudou. Todavia, cada jogo é um novo desafio para GabrielGab­riel, que vai dando resposta aos pedidos do treinador. É que, se em certas partidas do campeonato português este fica com mais liberdade de movimentos, há outras em que tem um papel muito mais posicional, como aconteceu no encontro da Alemanha, diante do RB Leipzig. A resposta do ‘8’ foi bastante positiva e a verdade é que, perante o sucesso da aposta, o técnico das águias não voltou a abdicar do brasileiro, de 26 anos, nos jogos do campeonato e da Champions que se seguiram. Apenas no encontro da Taça da Liga, diante do Sp. Covilhã, é que Lage deu descanso a Gabriel, assim como a Taarabt, colega do brasileiro no miolo das águias, oferecendo­oferecendo aa titularida­detitulari­dade nana serrara da Estrela a Florentino e Samarismar­is.

A explicação

“O Gabriel ali dá-nos mais poder de circulação, juntando depois os dois médios, Chiquinho e Taarabt. O jogador tem as suas competênci­as, numa posição oferece umas coisas, noutro posto oferece mais outras, mas prometemos que o veremos nessa posição mais vezes”. Foi desta forma que Lage abordou a aposta de Gabriel a ‘6’, depois do dito jogo na Alemanha. E a verdade é que a estratégia veio para ficar. Nos próximos tempos, vai continuar a trabalhar com o apoio da equipa técnica para continuar a evoluir naquela posição.

Florentino foi o jogador de que Bruno Lage acabou por abdicar para lançar a nova estratégia, mas o médio não baixa os braços e está disposto a ir à luta para reconquist­ar a titularida­de que, até então, lhe costumava pertencer. Record sabe que, apesar da desilusão de não vir jogando com tanta regularida­de, o jovem de 20 anos está consciente de que ninguém é dono de nenhum lugar e que todos têm de lutar para provar que merecem jogar. E é isso que está a fazer nesta altura, em que tem ficado de fora das opções da equipa técnica das águias. Ainda que tenha causado muita estranheza junto do universo

TESTE FOI BEM-SUCEDIDO COM O RB LEIPZIG E DESDE ENTÃO A EQUIPA TÉCNICA NÃO ABDICOU DO MÉDIO NAQUELE LUGAR

 ??  ?? MELHOR AVANÇADO MELHOR DEFESA MELHOR MÉDIO
MELHOR AVANÇADO MELHOR DEFESA MELHOR MÉDIO
 ??  ??
 ??  ?? ‘Tino’ busca regresso
‘Tino’ busca regresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal