Record (Portugal)

Porque falham?

- Susana Torres coach de alta performanc­e

Uma das principais razões pelas quais é tão difícil alcançar o sucesso, independen­temente do que significa sucesso para cada um, é a sua perceção da sua IDENTIDADE e a forma como este escolhe INTERAGIR COM O CONTEXTO em que está inserido. Uma vez que o sucesso não tem o mesmo significad­o para todos, vou apenas pressupor que sucesso implica uma situação melhor, resultados diferentes, um nível superior de desempenho, ou um novo sentimento de realização. Existem inúmeros fatores que condiciona­m o sucesso, alguns são fatores externos que estão fora do controlo do jogador, outros são fatores internos, que só dependem dele.

IDENTIDADE: A grande maioria das pessoas projeta o futuro com base nas suas experiênci­as passadas e com base no seu conhecimen­to sobre si mesmas, ou seja, aquilo que acham que são capazes, o conhecimen­to que têm, as oportunida­des que conseguem identifica­r. Por serem como são, fazem aquilo que fazem. Por vezes, o nosso trabalho em alta performanc­e é projetar uma nova identidade, criando uma versão melhorada de nós próprios. Depois de criada esta nova identidade, definimos os comportame­ntos e atitudes associados a ela e colocamos em prática tudo isto no dia a dia. Não é o que um jogador pensa que ‘não é’ que o impede de avançar, é precisamen­te o que ele pensa ‘que é’ que o limita quando se trata de alcançar resultados.

INTERAGIR COM O CONTEXTO: Seja dentro de campo, seja em qualquer outro contexto, um jogador pode controlar sempre a sua reação e resposta a tudo o que acontece. A forma como ele responde às situações que ocorrem à sua volta tem impacto direto nos seus resultados; logo, este deveria ser um aspeto treinado, pensado e decidido logo à partida, não invalidand­o a criativida­de, espontanei­dade e a capacidade de adaptação a algumas situações específica­s. Trata-se apenas de refletir sobre o comportame­nto habitual perante determinad­os cenários e escolher novas formas de reagir ou de responder a essas situações, procurando resultados diferentes. A maioria dos nossos pensamento­s e comportame­ntos estão automatiza­dos no cérebro, obedecem a padrões que foram instalados pela repetição. Quebrar o padrão requer a introdução de novas formas de pensar e agir, permitindo a expansão da mente, e que irão assim gerar novas respostas, produzindo os novos resultados que tanto ambicionam­os.

 ??  ?? FALHANÇO. Dembélé continua a não se impor no Barça
FALHANÇO. Dembélé continua a não se impor no Barça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal