Record (Portugal)

BOLA DO PÓQUER TORNA-SE SÍMBOLO DA ESPERANÇA

Do Mestalla para os meninos internados num hospital. Outra forma de conviver com o golo

- JOSÉ MANUEL FREITAS

CRAQUE DA ATALANTA FEZ QUATRO GOLOS NA CHAMPIONS E DOOU A BOLA DO JOGO PARA AJUDAR CRIANÇAS DA CIDADE

ILICIC ENTRA NA HISTÓRIA E NO CORAÇÃO DE BÉRGAMO

los que apontou na vitória da Atalanta em Valência e porque a bola que devia estar na vitrina dos seus troféus está nas mãos dos meninos internados no Hospital Papa Giovanni XXIII, em Bérgamo.

Ilicic, futebolist­a que joga, normalment­e, como segundo avançado ou ala direito, está no Calcio há 10 épocas, a Atalanta é o seu terceiro clube, em bebé, com apenas 12 meses, foi levado pela família (já sem pai, entretanto desapareci­do) para a Eslovénia, numa fuga apressada à tenebrosa guerra balcânica, instalando-se em Kranj, berço das qualidades futebolíst­icas. Da infância até ao presente, muita água correu sob as pontes, mas deste tempo fica o cognome que cada vez brilha mais, apesar dos seus 32 anos: Iliciclone!

Valência, póquer, doação

Os adeptos do Valencia jamais esquecerão este rapagão de 1,90 metros de altura, centímetro­s a mais para quem joga como extremo mas muito úteis quando joga mais no centro do ataque. Mas uma ‘besta negra’ para os ché porquê? É simples: no jogo de Bérgamo, a Atalanta venceu por 4-1, e o esloveno fez o 3-0 (primeiro golo na competição em ano de estreia); depois, no Mestalla, com a equipa de Gonçalo Guedes e Thierry Correia desesperad­a para tentar dar a volta à eliminatór­ia, o esloveno não deixou, marcando por quatro vezes: aos 3, 43 ( golos de penálti), 71 e 82 minutos. Por isso, a bola viajou na sua bagagem, qual tradição a que quem marca três golos também tem direito. Com a façanha, Ilicic passa a integrar a lista de muitos dos monstros sagrados do futebol e com natural apetência para fazer golos, como Cristiano Ronaldo, Messi, Lewandowsk­i, Ibrahimovi­c, Luiz Adriano ou Van Basten, mas também aquela de que fazem parte as pessoas de bem, com coração e preocupada­s com os outros: doou a bola daquela noite de glória aos meninos internados no Hospital Papa Giovanni XXIII, de Bérgamo, a cidade onde espera continuar a espalhar magia futebolíst­ica. E a sonhar com mais bolas para os meninos, que são o futuro da Humanidade!

 ??  ?? SOLIDÁRIO. Ilicic exibe a bola de uma noite memorável em Valência
SOLIDÁRIO. Ilicic exibe a bola de uma noite memorável em Valência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal