Record (Portugal)

“Importante é conter o vírus”

- LUÍS AVELÃS

Judoca diz que os Jogos são o grande objetivo da carreira dos atletas mas agora o foco é outro

Fico feliz.” Foi assim, nas redes sociais, que Telma Monteiro reagiu ao adiamento dos Jogos Olímpicos. Em declaraçõe­s a Record, a judoca foi mais longe e mostrou-se aliviada. “Foi com agrado e naturalida­de que na equipa de judo do Benfica lemos a notícia do adiamento dos Jogos. Era inevitável adiar. Há algum tempo que mantenho esta convicção, pois infelizmen­te a Covid-19 está muito longe de estar controlada. Ainda que os Jogos Olímpicos sejam sempre o grande objetivo da nossa carreira, não há nada mais importante agora do que contribuir para acabar com este vírus que afeta o Mundo. Sinceramen­te, esse é o meu pensamento prioritári­o e creio, firmemente, que deve ser o de todos”, reforça.

“Ser uma boa cidadã e cumprir o meu papel e responsabi­lidade civil está neste momento acima de qualquer objetivo competitiv­o. O Mundo precisa de vencer este vírus!”, atira. “Fico feliz com esta decisão, é a mais sensata, porque acima de tudo está a saúde pública. Mas também porque agora não era possível as pessoas pensarem nos Jogos. O que está a acontecer é maior do que isso. Quando os Jogos chegarem, vou estar preparada, como sempre!” A judoca, ainda assim, diz que tem feito tudo para se manter em forma. “Tenho continuado a treinar porque isso faz parte da minha rotina diária. Tento manter os melhores hábitos no que toca a exercício físico e alimentaçã­o. É essencial para me manter em forma”, explica. Contudo, Telma sabe que recuperar todo o seu fulgor ainda vai demorar. Pelo menos enquanto o Mundo não conseguir aniquilar a ameaça existente. “Não me vou focar, nem criar determinad­as expectativ­as, especifica­mente sobre uma prova. Acho que só vou voltar a pensar nisso a 100 por cento quando toda a situação passar ou, pelo menos, melhorar de forma muito notória.”

E os próximos Jogos? Como serão em 2021? Telma antevê uma festa... diferente. “Será uma festa ainda maior, mais bonita, mais significat­iva. Fazer parte de uns Jogos Olímpicos nunca terá sido tão especial como será no próximo ano”, perspetiva.

“OS PRÓXIMOS JOGOS VÃO SER UMA FESTA AINDA MAIOR, MAS POR AGORA QUERO CUMPRIR O MEU PAPEL DE BOA CIDADÔ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal