Record (Portugal)

“Estamos preparados para todos os cenários”

- PEDRO GONÇALO PINTO

Presidente do Conselho de Arbitragem garante que resposta dos juízes tem sido muito positiva

Na hora de preparar um plano para os árbitros, José Fontelas Gomes liderou um processo que teve vários parâmetros em conta. É que não é só a parte física que importa manter ativa e ‘no ponto’. “O plano físico junta-se ao trabalho teórico através de programas de trabalho individual­izados, adaptados à realidade de cada um. Estamos preparados para todos os cenários possíveis, no entanto, o que importa neste momento é que fiquem em casa”, explica o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

“AO LONGO DA ÉPOCA, O TEMPO DISPONÍVEL NEM SEMPRE É SUFICIENTE PARA ESTAS ANÁLISES MAIS PROFUNDAS”, DIZ

Na verdade, o próprio dirigente admite que este momento inusitado acaba por permitir alguns ‘exercícios’ que não são possíveis habitualme­nte. Há, claro, mais tempo. “Neste momento fazemos testes escritos de 15 em 15 dias e aproveitam­os para trabalhar as matérias importante­s com maior profundida­de, uma vez que ao longo da época e com as competiçõe­s a decorrer, o tempo disponível nem sempre é suficiente para estas análises mais profundas”, acrescenta.

Conversas constantes

De forma a garantir que tudo corre da melhor maneira, os árbitros estão em constante contacto com os responsáve­is federativo­s. “Tenho falado com os árbitros e vou continuar a falar, assim como os meus colegas do CA. Sinto que estão bem, a adaptar-se a uma situação que é nova para eles e para todos nós. É uma realidade diferente, que tentamos acompanhar da melhor forma, para que, no que esteja ao nosso alcance, tenha o menor impacto possível”, aponta, embora confesse existir alguma ansiedade: “Claro que estão na expectativ­a porque não podem dirigir jogos nem treinar normalment­e, dada a necessidad­e de estarem confinados às suas casas, mas de forma geral a resposta está a ser muito positiva e, não só o grupo tem respeitado as diretivas dos órgãos competente­s, como se tem preparado de forma responsáve­l e comprometi­da para o regresso à atividade.”

 ??  ?? PROXIMIDAD­E. Fontelas Gomes tem falado com os árbitros
PROXIMIDAD­E. Fontelas Gomes tem falado com os árbitros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal