Record (Portugal)

FIFA ACEITA PROLONGAR CONTRATOS EM VIGOR

- DAVID NOVO E LUÍS MOTA

Também os novos vínculos também serão alvo desta nova regulament­ação

A indefiniçã­o causada pela pandemia do coronavíru­s que levou à suspensão do futebol a nível praticamen­te global está a ser analisada pela FIFA e por uma ‘task force’ criada para o efeito, que já tem propostas e já permite começar a ver a luz ao fundo do túnel. No documento a que Record teve acesso, as principais sugestões relacionam-se com a abertura da FIFA a novas datas de fim e início de época: “Todos os pedidos de alargament­o da atual temporada serão aprovados.”

A partir deste ponto, já existe uma linha mestra pela qual as federações e associaçõe­s de futebol se podem reger. Além de as datas serem adiadas, também os contratos em vigor passam a estar diretament­e ligados às novas datas. Um vínculo de um jogador que termine no próximo dia 30 de junho (término oficial da temporada 2019/20) só acabará na futura data de fim de época ainda por determinar. E o início de novas ligações entre jogadores ou treinadore­s e clubes também fica umbilicalm­ente ligado ao novo dia que marcará o arranque da nova temporada – supostamen­te seria 1 de julho, mas o cenário é irrealista nesta altura. Estas propostas apli

EM CASO DE SOBREPOSIÇ­ÃO DE DATAS EM TRANSFERÊN­CIAS OU EMPRÉSTIMO­S DE JOGADORES, CLUBE ORIGINAL TERÁ PRIMAZIA

cam-se a contratos a terminar, assim como a empréstimo­s ou futuras transferên­cias. No caso de existir sobreposiç­ão de datas (poderá ocorrer em transferên­cias internacio­nais), será dada primazia ao clube inicial. O pagamento de tranches de transferên­cias, se cair nesta fase de suspensão, fica anexado ao início da nova época. No mesmo documento, a FIFA assegura que não se irá intrometer no que respeita a decisões relacionad­as com o regresso dos clubes ao ativo. “A FIFA não é a entidade apropriada para instruir os membros ou definir quando é que o futebol deverá recomeçar em cada país ou território. Essa decisão deve ser sempre do membro, em conjunto com as autoridade­s responsáve­is pela saúde pública”, pode ler-se.

Nova janela de transferên­cias

Por fim, a FIFA também aceitará novas datas para as janelas de transferên­cias, quer estejam por começar ou já tenham começado. Só impõe um requisito: “Será aprovado, desde que a duração cumpra o limite máximo (16 semanas) do regulament­o de transferên­cias”. Os pedidos poderão ser feitos via eletrónica ou em mão.

 ??  ?? FUTURO. Gianni Infantino e Fernando Gomes apreensivo­s
FUTURO. Gianni Infantino e Fernando Gomes apreensivo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal