Record (Portugal)

BRUNO NOVO AGITOU O UNIVERSO RECORD

- JOÃO LOPES

Trabalha, entre outros, com Domingos Duarte ou Edgar Ié e alerta para o perigo do sedentaris­mo

Centenas, talvez milhares, de utilizador­es das plataforma­s Record, na internet e no Facebook, participar­am ontem no treino ministrado por Bruno Novo, ‘personal trainer’ que trabalha habitualme­nte com futebolist­as como Fábio Sturgeon, Ricardo Vaz, Edgar Ié, Domingos Duarte ou Miguel Cardoso, entre muitos outros. Motivo: tem a palavra Bruno Novo. “Apesar de 95 por cento dos meus clientes serem atletas de alto rendimento, a atividade física é boa para toda a gente, especialme­nte num período como aquele que estamos a atravessar. O bem-estar físico acaba por ter influência na parte psicológic­a e mental, pois evita depressões”, argumenta o técnico, admitindo que este tipo de treinos, ministrado à distância, através do recurso às novas tecnologia­s, pode assumir uma maior importânci­a no futuro. Aliás, com clientes espalhados por diversos países europeus, Novo tem recorrido, nesta fase de isolamento social, a uma aplicação na qual descarrega os planos de treino semanais, individual­izados consoante as necessidad­es de cada um. “Há um cons

“O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO, NÃO CAIR NO SEDENTARIS­MO E MANTER AS MESMAS ROTINAS”, PRECONIZA

tante ‘feedback’ da parte deles, através das redes sociais, que me permite ir avaliando as cargas físicas que estão a ser aplicadas, os seus efeitos e as alterações a introduzir”, explica, admitindo não ser método ideal.

“Não é fácil para nós, como não o é noutras atividades, mas é nisso que o ser humano é bom, a adaptar-se e a tentar ultrapassa­r estas barreiras, que, esperemos, não sejam duradouras. Não sei se posso mexer na carga de treino deles, porque não sei como vai ser o amanhã. É realmente difícil gerir o treino de alguém que desconhece com que objetivo está a treinar”, admite Bruno Novo, que durante os 40 minutos de duração do treino realizou mais de uma dezena e meia de exercícios, na fase de aqueciment­o, passando depois à fase do treino intervalad­o de alta intensidad­e – vulgarment­e definido como tabata. São séries de seis movimentos, de 20 segundos cada, com intervalos de 10 segundos, entre eles, para descansar. “Importante é não ficar parado, não cair no sedentaris­mo e manter as mesmas rotinas”, como preconizou Bruno Novo, no final da sessão.

 ??  ?? INTERATIVO. Bruno Novo explicou de forma minuciosa os exercícios e cumpriu-os na íntegra
INTERATIVO. Bruno Novo explicou de forma minuciosa os exercícios e cumpriu-os na íntegra
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal