Record (Portugal)

REDUÇÃO ATÉ NA RICA PREMIERSHI­P

- DAVID NOVO CLUBE VALOR*

Clubes querem diminuir salários; atletas pedem reunião urgente com o organizado­r

çA FIFA encorajou os clubes a chegarem a acordo com jogadores e treinadore­s para o congelamen­to ou redução de salários, algo que alguns já estavam a fazer. A Premier League não é exceção, mas os futebolist­as pediram uma reunião urgente com quem organiza o campeonato – assim como o Championsh­ip, a 2ª Divisão – para esclarecer em que moldes pode avançar a situação. A liga inglesa é das que movimentam mais dinheiro em salários, com o Manchester City à cabeça. Em média, os jogadores da equipa principal dos citizens recebem 7,6 milhões de euros por época.

Certo é que existem emblemas da Premier League que já garantiram que vão continuar a pagar... para já. O Arsenal comunicou aos jogadores e funcionári­os – fixos e até ocasionais, chamados em dias de jogo – que não existirão cortes até 30 de abril, segundo as informaçõe­s recolhidas por Record. No entanto, a redução pode vir a ser de 50% e há clubes que podem deixar de ganhar centenas de milhões de euros em direitos televisivo­s.

O tema é fratu- rante e transver- sal a todos os paí- ses, pelo que a

FIFA também já se meteu ao baru- lho. De acordo com o jornal espanhol ‘Marca’, a organizaçã­o liderada por Gianni Infantino sugere um corte de 50 por cento dos salários dos jogadores enquanto não for ultrapassa­da a crise da Covid-19. A proposta foi apresentad­a ontem, numa videoconfe­rência ocorrida ontem à tarde com a FIFPro (que agrega os sindicatos de jogadores) e a Associação Europeia de Clubes. Outra medida em cima da mesa é a criação de um fundo de garantia de centenas de milhões de euros de forma a minimizar os efeitos para clubes, jogadores e federações.

SALÁRIO MÉDIO ANUAL POR JOGADOR

FIFA TERÁ PROPOSTO AOS JOGADORES CORTE DOS ORDENADOS PARA METADE ENQUANTO DURAR A CRISE

 ??  ?? ROMBO. Jogadores do City têm os salários mais altos
ROMBO. Jogadores do City têm os salários mais altos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal