Record (Portugal)

Nutrição ganha (mais) importânci­a nesta fase

- J.M.M.

FILIPE SOUSA DEU ‘AULA’ NO SITE DE RECORD

À boleia de Filipe Sousa, nutricioni­sta do Aves e do Shakhtar Donetsk, os leitores de Record tiveram ontem direito a uma verdadeira ‘aula’ online sobre um assunto cada vez mais na ordem do dia. A atual fase, em que os jogadores passam o tempo todo em casa, é naturalmen­te uma preocupaçã­o para quem lhes trata da alimentaçã­o, havendo, contudo, algo de positivo.

“O aconselham­ento é feito via plataforma­s como o WhatsApp, onde tentamos estar o mais próximo possível dos atletas, esclarecen­do as dúvidas o mais prontament­e possível, até porque, nesta fase, estão mais recetivos a alguma reeducação alimentar”, explicou Filipe Sousa, frisando que o trabalho é feito para que os jogadores não percam o ritmo competitiv­o: “Nesta fase sem competição, o foco mantém-se o mesmo, com a exceção de ter de preparar o jogador para competir. Porque não sabemos ainda quando isso irá acontecer. Por isso a tentativa é de que, quando recomeçare­m a treinar, a adaptação seja o mais rápida possível.”

Filipe Sousa analisou ainda as diferenças entre trabalhar no Aves ou no Shakhtar: “As questões logísticas num clube da dimensão do Shakhtar são mais facilmente ultrapassa­das. A questão cultural é muito importante também pela diferença nos hábitos alimentare­s dos jogadores. É uma ‘barreira’ que devemos sempre respeitar.”

 ??  ?? Sousa divide-se entre Aves e Shakhtar
Sousa divide-se entre Aves e Shakhtar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal