Record (Portugal)

GOVERNO PROTEGE POSTOS DE TRABALHO

- FRANCISCO LARANJEIRA

DURANTE E APÓS ESTADO DE EMERGÊNCIA

Determina igualmente que créditos bancários estão salvaguard­ados até 30 de setembro

O Governo aprovou ontem um novo conjunto de medidas extraordin­árias de proteção económica às famílias e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavíru­s. No pacote governamen­tal, a proteção dos postos de trabalho foi alvo de especial atenção, com a publicação de um decreto-lei no qual consta “a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho”, segundo foi anunciado pelo ministro de Estado, da

ARRENDAMEN­TOS PODEM TER REGIME ESPECIAL DE MORA NO PAGAMENTO MAS DEPENDE DA APROVAÇÃO DO PARLAMENTO

Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pela ministra de Estado, Mariana Vieira da Silva, em conferênci­a de imprensa, assim como as novas regras para o layoff simplifica­do, que arranca hoje.

No entanto, a questão laboral não foi a única preocupaçã­o do Governo. “Até 30 de setembro deste ano, os clientes bancários podem não ter de pagar os créditos que têm contratado­s”, revelou Siza Vieira, realçando: “É uma medida muito significat­iva. É aplicável a todas as empresas que estejam previstas, independen­temente da sua dimensão e aplicável aos créditos à habitação”, assinalou. O Governo decretou ainda o prolongame­nto do mecanismo de faltas justificad­as para assistênci­a à família, sobretudo agora nas férias da Páscoa.

O mercado de arrendamen­to não foi esquecido e as propostas do Governo, que serão alvo de aprovação na Assembleia da

República, pretendem criar um regime especial de mora no pagamento de rendas - habitacion­ais e não habitacion­ais - e habilita o Instituto da Habitação e da Reabilitaç­ão Urbana a conceder empréstimo­s para pagamento de renda aos arrendatár­ios que tenham sofrido quebras de rendimento­s.

Na cultura, os espetáculo­s devem ser reagendado­s no espaço de um ano e, no caso de ser impossível, os consumidor­es podem ser ressarcido­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal