Record (Portugal)

ADEUS HIDALGO

- NUNO POMBO

Morre vítima de doença prolongada selecionad­or que conduziu a França ao triunfo no Euro’1984

Faleceu Michel Hidalgo, o histórico selecionad­or que conduziu a França à conquista do Europeu de 1984, tendo afastado Portugal numa mítica partida respeitant­e às meias-finais, realizada em Marselha. Contava 87 anos e pereceu de doença prolongada, fazendo a família questão de frisar que o trágico acontecime­nto não foi provocado pela Covid-19.

O triunfo no Europeu de 1984 foi o ponto alto da carreira como treinador (finalizou em 4º lugar o Mundial de 1982, também ao leme dos bleus), contando nessa epopeia com jogadores de classe ímpar como Platini, Tigana e Giresse. “O Michel não era um mestre da tática. Era um homem bom e honesto, um criador de emoções. Queria que jogássemos bem e nos divertísse­mos em campo”, recorda Platini a propósito do homem que conduziu a França ao primeiro grande título internacio­nal.

Michel Hidalgo foi, enquanto jogador, um dos alicerces do famoso ‘Futebol Champanhe’ instaurado pelo Reims na década de 50. Marcou um golo na final da Taça dos Campeões de 1955/56, mas o troféu foi parar aos braços do Real Madrid. Também como jogador, ganhou três campeonato­s de França (um pelo Reims e dois pelo Monaco), duas Taças de França (pelo Monaco) e duas Supertaças (pelo Reims e pelo Monaco).*

 ??  ?? VITÓRIA. Hidalgo e Platini no França’84
VITÓRIA. Hidalgo e Platini no França’84

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal