Record (Portugal)

“O VÍRUS JÁ CÁ ESTÁ E CONTINUAMO­S COM O PROBLEMA”

Sub-capitão do Aves aborda o impacto da Covid-19, que terá originado os salários em atraso e, também, travou o protesto dos jogadores. A maioria não recebe desde dezembro, uma situação insustentá­vel, denunciada pelo médio

-

verdade que o presidente da SAD do Aves, Wei Zhao, disse aos jogadores que não pagava os salários por ter o financiame­nto bloqueado na China, devido ao coronavíru­s?

VE – Tinha-se falado na altura, em janeiro. Os salários em atraso não vêm de agora. O presidente disse que tinha sido por causa do vírus. Vírus esse que agora já cá está e o problema continua por resolver. Nós, além de sermos profission­ais e vivermos do futebol a fazer o que gostamos, mas cá fora temos família, mulheres, contas para pagar. Se não conseguirm­os fazer isso, qual é a motivação?

+Os salários em atraso também justificam o último lugar? Perdeu-se motivação por causa disso?

VE – Claro que o último lugar não é por causa dos salários. Isso não é desculpa. Estamos na posição em que estamos e somos responsáve­is, porque estamos lá dentro e jogamos. Claro que as outras pessoas do clube envolvidas nisso também devem pensar e sentir a sua culpa. Mas o que estou a dizer é que não temos de arranjar desculpas para o último lugar. Não temos de deixar de cobrar o que é nosso por direito, assim como eles não têm de usar o último lugar para nos tirarem o que é nosso.

+E a falta de condições de trabalho e os problemas com as rendas em falta nas casas de alguns jogadores? Isso mexeu com a equipa?

VE – Isso são fatores que de uma forma ou outra acabam por prejudicar e mexer com a cabeça dos jogadores. Mas não podemos arranjar desculpas, ter medo ou receio de cobrar o que é nosso por direito por estarmos na posição em que estamos. Ninguém no clube queria estar nesta posição. Mas a SAD não pode também usar isso para não cumprir com o seu dever. E não sei se estão a fazer isso. Foi-nos dito que havia problemas por causa da Covid-19 e o vírus neste momento já está aqui e continuamo­s com o problema.

samente quando o grupo preparava um protesto.

VE – Foi uma das coisas que abalou o que íamos fazer, com o apoio do Sindicato. Íamos tomar uma atitude. O último salário que recebemos foi de dezembro e recebemos em finais de fevereiro. Estamos em março e temos três meses de salários em atraso.

+Há pelo menos dois jogadores que já receberam. O Mohammadi e o Welinton. Confirma?

VE – Sim, o Mohammadi e o Welinton receberam os ordenados, mas sei que estão com o grupo. Estão solidários. Eu não recebi.

+Já algum jogador bateu com a porta e rescindiu?

VE – Que eu saiba até ao momento ninguém rescindiu. Com isto do vírus, temos o grupo dos jogadores e dos funcionári­os do clube. O que sei é que está tudo tranquilo. Temos o departamen­to médico a acompanhar todos. VE – Nisso não temos queixas. Os funcionári­os têm alertado para tudo e temos o número dos médicos para ligar logo quando houver qualquer sintoma.

+Seguem todos um plano de treino?

VE – Estamos todos em casa, com um plano de treinos. Se me dissessem há três meses que íamos estar a viver assim, não acreditava.

MÉDIO VINCA QUE FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E PROBLEMAS COM RENDAS AFETARAM O RENDIMENTO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal