Record (Portugal)

DUAS DESCIDAS SEJA QUAL FOR O CENÁRIO

- PEDRO FILIPE PINTO

Já há acordo entre FPF e Liga, estando colocada de parte a possibilid­ade de um alargament­o

çMuito se tem falado do tão aguardado regresso da 1ª Liga no início de junho, mas... e se esse não se der? E mesmo que se volte a jogar esta temporada, o que acontecerá se a pandemia voltar a atacar e obrigar a que se cancele o campeonato? Record sabe que já há um protocolo assinado pela Liga e pela Federação Portuguesa de Futebol, no qual um ponto ficou bem claro: seja qual for o desfecho, haja

SE O CAMPEONATO NÃO VOLTAR OU FOR CANCELADO, SERÃO RELEGADAS AS EQUIPAS NOS ÚLTIMOS DOIS LUGARES

campeonato até ao fim ou não, haverá sempre duas equipas relegadas à 2ª Liga.

O cenário mais simples é o que todos mais desejam: que haja condições sanitárias para se jogar até ao fim e que as descidas sejam decididas dentro de campo, com os dois últimos classifica­dos no final das dez jornadas que ainda faltam disputar a caírem para o segundo escalão do futebol português. O segundo cenário é menos positivo e tem por base exatamente o que se passou na 2ª Liga. Se não houver condições para se jogarem as partidas que ainda estão em falta ou se, por qualquer razão, se retome e haja a obrigatori­edade de voltar a suspender ou mesmo cancelar, as duas equipas que se encontrem nos últimos dois lugares da classifica­ção nessa altura podem começar a ‘fazer as malas’ porque na próxima temporada vão jogar no escalão secundário.

Ao que o nosso jornal conseguiu apurar, um ponto que foi completame­nte colocado de parte, quer pela Liga, quer pela FPF, foi a possibilid­ade de haver um alargament­o de 18 para 20 equipas, sendo que em 2020/21 desceriam quatro. Esse cenário, que esteve em cima da mesa devido à subida de Nacional e Farense, foi negado desde logo.

PONTO DE SITUAÇÃO

Tendo em conta o cenário atual da classifica­ção, se o campeonato fosse dado como concluído, o FC Porto teria acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Benfica teria de jogar a 3.ª pré-eliminatór­ia.

No que toca aos lugares que dão acesso à Liga Europa, o Sp. Braga, com o terceiro lugar, seria indicado para disputar a 3.ª pré-eliminatór­ia, enquanto o Sporting, com o quarto posto, jogaria a partir da 2.ª pré-eliminatór­ia.

Por fim, Aves e Portimonen­se, último e penúltimo classifica­dos, respetivam­ente, seriam relegados à 2.ª Liga.

 ??  ?? PERIGO. Aves e Portimonen­se ocupam os dois últimos lugares
PERIGO. Aves e Portimonen­se ocupam os dois últimos lugares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal