Record (Portugal)

EM 2020 NINGUÉM VAI SER O THE BEST

- RAFAEL SOARES FACTOS E NÚMEROS

Cristiano Ronaldo era um dos favoritos, mas a pandemia provocou o cancelamen­to do prémio

Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi? Tem sido a grande questão no que toca a distinções individuai­s, mas este ano nenhum poderá conquistar o prémio ‘The Best’, segundo a ‘Marca’. Não por causa da concorrênc­ia que ambos têm vindo a enfrentar, mas porque a FIFA decidiu cancelar a cerimónia de entrega dos galardões devido à Covid-19. Segundo a ‘Marca’, o organismo liderado por Gianni Infantino

‘FRANCE FOOTBALL’ AINDA NÃO TOMOU UMA DECISÃO SOBRE O ‘BALLON D’OR’, MAS DEVERÁ SEGUIR O MESMO EXEMPLO

reuniu-se na semana passada e decidiu travar todos os eventos que não sejam considerad­os essenciais. O facto de a cerimónia estar previament­e agendada para Milão, em setembro, poderá ter pesado na decisão, tendo em conta que Itália é um dos países mais afetados pela pandemia. Na verdade, nada impossibil­itaria a FIFA de atribuir o prémio de uma forma que salvaguard­asse a saúde de todos, mas há já várias provas que foram canceladas, como é o caso da Ligue 1, o que poderia tornar a entrega injusta. O organismo que tutela o futebol mundial mantém em aberto a hipótese de atribuir algumas das outras distinções. Desta forma, caso a próxima decorra em setembro de 2021, Cristiano Ronaldo, vencedor em 2016 e 2017, terá já 36 anos e conta com o Euro’2020, que foi adiado para o próximo ano, para mostrar serviço.

Já a ‘France Football’ ainda não decidiu se vai atribuir o ‘Ballon d’Or’, mas o mais certo é que siga os passos da FIFA. Messi é favorito nas casas de apostas, à frente de Mbappé e CR7.

Bota de Ouro da UEFA em risco

A UEFA também deverá alterar vários planos. A Bota de Ouro, que distingue o melhor marcador dos campeonato­s europeus, está em risco, devido ao término precoce de algumas provas. Immobile (Lazio) segue na frente com 27 golos, à frente de Lewandowsk­i (Bayern) e Ronaldo (Juventus), com 25 e 21, respetivam­ente. O organismo tem agendada uma cerimónia em setembro, no Mónaco, que coincidiri­a com o sorteio das fases de grupos das competiçõe­s europeias, mas o alargament­o dos calendário­s obriga a uma mudança.

 ??  ?? VENCEDOR. Luso bateu a concorrênc­ia em 2016 e 2017
VENCEDOR. Luso bateu a concorrênc­ia em 2016 e 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal