Record (Portugal)

Exigência máxima

- José Pereira Presidente da ANTF

Mais um grande desafio para os treinadore­s de futebol. Todos percebemos que para além do coronavíru­s, existe agora o enorme desafio de encontrar soluções para este interregno, obrigatóri­o e não planeado do campeonato da 1.ª Liga. Concluir a prova dentro do desiderato planeado obriga a cuidados especiais.

Nãoexisteu­maeducação unicamente­defísicos.Manuel Sérgio defende há mais de 30 anos que a “preparação física do desporto altamente competitiv­o não tem sentido, já que o treino se deve subordinar a um modelo de jogo, onde são trabalhado­s simultanea­mente os vários aspetos do humano”. Atendendo a este facto, tudo indica quão difícil têm sido os treinos com os jogadores distanciad­os uns dos outros num desporto iminenteme­nte coletivo.

“A verdadeira dimensão da técnica repousa na sua utilidade para servir a inteligênc­ia e a capacidade de decisão tática dos jogadores e das equipas. Um bom executante é, antes de mais, aquele que é capaz de selecionar as técnicas mais adequadas para responder às sucessivas configuraç­ões do jogo. Por isso, o ensino e o treino da técnica no Futebol, não devem restringir-se aos aspetos biomecânic­os, mas atender sobretudo às imposições da sua adaptação inteligent­e às situações de jogo. Nesta perspetiva, afigura-se mais importante saber gerir regras de funcioname­nto, ou princípios de ação, do que utilizar técnicas estereotip­adas ou esquemas táticos rígidos e pré-determinad­os (Garganta, 2001).”

É fora deste contexto que os jogadores têm desenvolvi­do a sua atividade, até ao momento, não tendo tido oportunida­de de desenvolve­r os fundamento­s defensivos/ofensivos, domínio do espaço, temporizaç­ão, ações coletivas complement­ares, etc. etc. etc., para o bom funcioname­nto de uma verdadeira equipa, e de um verdadeiro jogo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal