Record (Portugal)

COVID-19 ATACA NO DRAGÃO

Depois das vistorias realizadas a oito estádios, a perspetiva é de que a maioria dos clubes não vão ter de andar de malas às costas

- ALEXANDRE CARVALHO E VALTER MARQUES

Mais de metade dos clubes da Liga NOS poderão continuar a jogar na condição de visitado nos próprios estádios. Mesmo que a Direção-Geral da Saúde, nas condições imposta para o regresso da Liga NOS, dia 4 de junho, tenha dado conta de que “as competiçõe­s devem ser realizadas no menor número possível de estádios”, a verdade é que os resultados das vistorias realizadas ao reduto de oito emblemas da Liga NOS durante o dia de ontem foram animadores, estando vários destes também aptos para receber os jogos que faltam. É que de acordo com o que o nosso jornal conseguiu apurar, pelo menos os estádios de Tondela, Portimonen­se, V. Setúbal [ver apoios] deverão reunir as condições para cumprir as regras impostas pela DGS, pelo que poderão continuar a ser utilizados. Se a estes juntarmos os redutos de FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, V. Guimarães, Boavista, Gil Vicente e Marítimo, já são 11 os clubes que não necessitar­ão de andar e jogar em estádios emprestado­s, sendo que há ainda a possibilid­ade de mais clubes disporem de terrenos de jogo com as condições exigidas e vistas como essenciais para continuar a receber partidas de futebol. Mas isto só se ficará a saber quando a DGS analisar os dados que ontem foram recolhidos por técnicos especialis­tas e elementos da Liga e FPF, que visitaram estes estádios.

Empréstimo­s avançam

Todavia, neste momento, já há emblemas que sabem que terão de passar a realizar os jogos caseiros em estádios alheios, devido às limitações do reduto onde atuam na condição de visitados. Um destes clubes é o Moreirense, mas o problema já está resolvido. Tal como Record deu conta na edição digital, na quarta-feira, o conjunto minhoto vai passar a jogar no Estádio D. Afonso Henriques, do V. Guimarães. Este não é, contudo, caso único, pois também o Famalicão pediu a outro clube minhoto para lhe ceder as instalaçõe­s para as partidas caseiras. O Estádio Cidade de Barcelos, pertencent­e ao Gil Vicente, vai também passar a acolher os encontros do conjunto famalicens­e. Aliás, se assim for, será ali que o FC Porto irá jogar no regresso do campeonato, pois vai defrontar o Famalicão.

Por sua vez, o Estádio do Dragão, além dos encontros caseiros do FC Porto, poderá também passar a servir de palco para os jogos do Rio Ave na condição de visitado.

Além destes, também a Belenenses SAD e o Santa Clara já decidiram que a Cidade do Futebol, em Oeiras, sede da FPF, passará a ser a ‘nova casa’ dos dois clubes. O Estádio do Jamor, que serve de palco aos azuis, e o reduto dos açorianos, o Estádio de São Miguel, vão ficar inoperacio­nais para competiçõe­s oficiais até ao final da pandemia provocada pelo coronavíru­s. Resta saber onde ficará o Marítimo, cujo estádio tem as condições exigidas, mas será preciso criar condições para que os voos para a Madeira sejam feitos em segurança.

PORTIMONEN­SE, V. SETÚBAL E TONDELA ESTÃO CONFIANTES DE QUE TÊM CONDIÇÕES PARA CONTINUAR A RECEBER JOGOS

 ??  ??
 ??  ?? PRONTO. Relvado do Portimonen­se é um dos melhores da Liga portuguesa
PRONTO. Relvado do Portimonen­se é um dos melhores da Liga portuguesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal