Record (Portugal)

SILÊNCIO APÓS AS DERROTAS

- JOÃO SOARES RIBEIRO

Os jogos são analisados e as correções vão sendo dadas ao grupo durante os dias seguintes

çO ano de 2020 dificilmen­te poderia ter corrido melhor a Rúben Amorim e à sua equipa técnica, que em 14 jogos disputados contabiliz­am 11 vitórias, um empate (Gil Vicente) e duas derrotas registadas na Liga Europa, frente ao Glasgow Rangers. Este registo ganha especial relevo se recordarmo­s que ao serviço do Sp. Braga derrotou os três grandes do futebol português, e até venceu a Allianz Cup frente ao FC Porto depois de ter eliminado o Sporting nas meias-finais da competição.

Para saber como reage o técnico às derrotas foi preciso recuar aos tempos do Casa Pia e, segundo foi possível apurar, o antigo internacio­nal português reage mal, mas faz os possíveis para gerir internamen­te as suas emoções pois sabe que os jogadores partilham o seu estado de espírito. Desta forma, o antigo internacio­nal português procurava dissecar os erros com a ajuda dos seus colaborado­res e, nos treinos seguintes, corrigia essas falhas a nível pessoal e coletivo.

Ao que tudo indica, esta forma de trabalho agradou e, por norma, no balneário do Casa Pia após uma derrota as conversas eram poucas e o silêncio imperava, principalm­ente por parte da equipa técnica. Aliás, o responsáve­l técnico ainda acredita que após um jogo o nível de cansaço é de tal forma elevado que é impossível passar qualquer mensagem de forma eficaz nesses momentos.

Resta assinalar que nos diagnóstic­os realizados após os encontros, Amorim também realiza uma análise à forma como aborda e prepara as partidas e, quando deteta erros, rapidament­e os corrige e não hesita em assumi-los a nível interno. “É determinad­o mas sem ser teimoso”, acrescenta um jogador que já foi orientado pelo treinador dos leões. Aliás, esta forma de trabalhar tem sido um dos pontos fortes de Rúben Amorim, que terminou a carreira de futebolist­a há pouco tempo e conhece bem as ‘manhas’ do balneário.

 ??  ?? MARCO. Amorim no Sp. Braga venceu na Luz
MARCO. Amorim no Sp. Braga venceu na Luz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal