Record (Portugal)

VOLTARAM OS TREINOS A ‘DOER’

SUPREMO TRIBUNAL OBRIGA ÁGUIAS E DRAGÕES A PAGAREM MULTAS

- FILIPE PEDRAS

O Supremo Tribunal Administra­tivo (STA) confirmou a condenação de Benfica e FC Porto ao pagamento de multas de 18.630 e 32 mil euros, respetivam­ente. Estas decisões não são passíveis de recurso e em ambos os casos o STA revogou decisões anteriores do Tribunal Central Administra­tivo Sul e/ou do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

No caso do Benfica, em causa está um petardo lançado por adeptos encarnados durante o jogo da 27ª jornada da Liga 2017/18, no terreno do Feirense (17 de março de 2018). O acórdão do STA, a que a agência Lusa teve acesso, vem reverter a decisão do Tribunal Central Administra­tivo Sul, que por sua vez tinha anulado a punição disciplina­r aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e sido depois confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Os juízes do STA considerar­am agora que o emblema da Luz não cumpriu com os seus deveres de formação, vigilância e segurança, responsabi­lizando assim o clube pelo comportame­nto dos seus adeptos durante e após o jogo.

Nesse encontro, recorde-se, os ânimos aqueceram perto do intervalo, com a polícia a ter de intervir. Depois, com o jogo ainda interrompi­do para que fosse restabelec­ida a ordem entre

ENCARNADOS MULTADOS POR PETARDO NA FEIRA; AZUIS E BRANCOS POR INCIDENTES EM QUATRO PARTIDAS

os adeptos presentes no Marcolino de Castro, o guarda-redes Caio Secco e o árbitro Manuel Mota dirigiam-se para a baliza do Feirense quando um petardo arremessad­o pelos adeptos do Benfica explodiu junto do ‘keeper’ fogaceiro. Já o processo do FC Porto está relacionad­o com o comportame­nto dos seus adeptos nos jogos em casa com o Benfica (06 de novembro de 2016), a contar para a Liga, e com o Belenenses (29 de novembro de 2016), relativo à 3ª fase da Taça da Liga. Para além disso, em causa estão os jogos fora com V. Setúbal (29 de outubro de 2016) e também com o Feirense (11 de dezembro de 2016), também da Liga. O acórdão agora revelado refere que os adeptos dos azuis e brancos, antes e durante os referidos jogos, rebentaram petardos, deflagrara­m potes de fumo e arremessar­am tochas e outros objetos para o interior do relvado. No jogo com o Benfica, foram ainda exibidas tarjas com injúrias. Numa dessas tarjas podia ler-se: “Com Pinheiro, Veríssimo, Ferreira e vouchers na mão, qualquer um é campeão.”

 ??  ?? MAU COMPORTAME­NTO. Clubes penalizado­s pela postura dos adeptos
MAU COMPORTAME­NTO. Clubes penalizado­s pela postura dos adeptos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal