Record (Portugal)

BENFICA ABANDONA DIREÇÃO DA LIGA

- LUÍS MOTA E SÉRGIO KRITHINAS

Águias alegam violação estatutári­a na carta enviada por Proença a Marcelo Rebelo de Sousa

O Benfica deixou a direção da Liga Portugal em conflito aberto com o presidente Pedro Proença, apurou Record, mas continuará na Comissão Permanente de Calendário­s, pois Tiago Pinto, diretor geral do futebol profission­al encarnado, representa a Benfica TV. Em causa está a carta enviada pelo representa­nte dos clubes profission­ais ao presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa. As águias alegam que houve violação estatutári­a de poderes, algo que a Liga rejeita.

“Tomo a liberdade de lhe dirigir esta carta em nome da direção da Liga Portuguesa de Futebol Profission­al”, começa por escrever Proença na missiva, uma frase que no entender dos encarnados é mentira, pois não tinham conhecimen­to da tentativa de pressionar Governo e Marcelo para serem transmitid­as em sinal aberto as 10 jornadas que faltam do campeonato. Na reunião de presidente­s de anteontem, Luís Filipe Vieira, dirigente máximo do clube da Luz, não deixou cair o tema e acusou diretament­e Pedro Proença de mentir. Além disso, consideram ainda as águias que o presidente da Liga Portugal mexeu com uma questão fundamenta­l para os clubes e que garante viabilidad­e financeira: as transmissõ­es televisiva­s. E como Vieira se envolveu na questão da retoma do futebol nacional desde a reunião em S. Bento com o primeiro-ministro António Costa, no dia 28 de abril, que contou também com Fernando Gomes e Tiago Craveiro (presidente e CEO da Federação Portuguesa de Futebol) Frederico Varandas (Sporting), Pinto da Costa (FC Porto) e Proença, anteontem na videoconfe­rência atirou-se ao líder da Liga: “Acha que sou burro e somos todos burros, clubes e operadoras?” A Liga, por sua vez, não entende a polémica, pois entende que o presidente da Liga tinha competênci­a para escrever a carta, que nem sequer foi a primeira – foi oitava carta enviada a Marcelo. Além disso, o caso nunca foi escondido pelo presidente do organismo, que assumiu sempre a responsabi­lidade, embora estranhe esta carta ter sido a única a ser tornada pública.

A Liga garante que Proença não quis prejudicar a Altice a NOS, detentoras dos direitos televisivo­s, que seriam sempre ressarcida­s pelo Governo. A missiva ia ao encontro da estratégia revelada por João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, que no passado dia 5 assumiu o desejo do executivo de passar os jogos em sinal aberto, para evitar aglomeraçõ­es de pessoas em locais públicos, mas que o assunto ainda estaria por discutir com operadoras, FPF e Liga.

ENCARNADOS ACUSAM PROENÇA DE MENTIR E DE MEXER COM O GARANTE DA VIABILIDAD­E DOS CLUBES, OS DIREITOS TELEVISIVO­S

 ??  ?? DURO. Vieira não poupou Proença na reunião de quinta-feira
DURO. Vieira não poupou Proença na reunião de quinta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal