Record (Portugal)

JOÃO PALMA PODE CONTINUAR NA MAG

- RICARDO GRANADA E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

Conselho Superior do Ministério Público autorizou que exerça funções não remunerada­s

Uma decisão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) travou aquela que poderia ter sido a quarta saída dos órgãos sociais do Sporting num curto espaço de tempo, depois de Filipe Osório de Castro, Rahim Ahamad e Bernardo Simões. Quatro votos contra em 20 presenças e seis abstenções, entre elas a da procurador­a-geral da República, Lucília Gago, permitiram a João Palma manter o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, na sequência da decisão tomada em plenário do CSMP, a 12 de maio.

Em causa estava uma incompatib­ilidade resultante da entrada em vigor, em agosto passado, do novo Estatuto do Ministério Público, que impede os procurador­es de “desempenha­rem qualquer outra função pública ou privada de natureza profission­al”. Se as referidas funções, porém, não forem remunerada­s, como é o caso, a lei permite que o interessad­o apresente um pedido de autorizaçã­o ao CSMP. “O CSMP deliberou deferir requerimen­to apresentad­o por Procurador da República, solicitand­o autorizaçã­o para exercer as funções de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Associação de Utilidade Pública”, pode ler-se no boletim informativ­o do conselho, sobre a conclusão do processo, que foi relatado por David Aguilar.

“Quando ocorreram as eleições (do Sporting, a 8 de setembro) e teve lugar a referida posse, estava até em curso o processo de revisão do Estatuto do Ministério Público”, recorda Maria João Antunes, na sua declaração de voto. “De futuro, não deverá ser autorizada a participaç­ão de magistrado­s do Ministério Público em órgãos sociais de clubes de futebol, consideran­do, além do mais, a atual fase de graves suspeições em que está mergulhado o futebol profission­al do nosso país”, contrapõe Pedro Branquinho.

 ??  ?? MAGISTRADO. João Palma (à esquerda na imagem) é procurador do MP
MAGISTRADO. João Palma (à esquerda na imagem) é procurador do MP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal