Record (Portugal)

BENFICA SAI DA DIREÇÃO DA LIGA E ACUSA PROENÇA DE MENTIR

Agora é oficial! Época reata a 3 de junho, em Portimão. Em apenas 49 dias, vai haver lugar à realização de 81 jogos

- LUÍS MAGALHÃES E RAFAEL SOARES

çA partir das 19h00 do dia 3 de junho, a bola voltará finalmente a rolar na Liga NOS. Portimonen­se e Gil Vicente vão apadrinhar o regresso da competição, no Estádio Municipal de Portimão, pouco antes de o líder FC Porto visitar o reduto do Famalicão (21h15). Mas estes jogos marcam apenas o primeiro dia de uma maratona que, dado as circunstân­cias, tornou-se um ‘sprint’. É que basta olhar para o calendário que foi ontem oficializa­do (pág. 3) para verificarm­os que a competição vai terminar a um ritmo frenético. Façamos contas. Entre 3 de junho e 21 de julho, dia do último encontro da 33ª e penúltima jornada, haverá 81 partidas. Só em nove dos 49 dias em questão não haverá qualquer duelo. Isto porque, como já tinha sido previsto, os jogos serão espalhados ao longo de diferentes horários. Desta forma, só 17 jogos vão decorrer ao fim de semana. Ainda assim, é um número acima do que pretendia a Sport TV, canal que detém os direitos de transmissã­o e cujo desejo passava pela transmissã­o de apenas nove contendas aos sábados e domingos. Fora destas contas está ainda a 34ª jornada. O calendário da última ronda dependerá da classifica­ção existente nessa altura.

Certo é que esta será uma experiênci­a insólita e desafiante para plantéis e equipas técnicas. O facto de a competição decorrer em junho e julho não facilita a tarefa, tendo em conta as altas temperatur­as normalment­e registadas nestes meses. Ora, para reduzir o impacto nos jogadores, só haverá encontros a partir das 17 horas, prevenindo assim os horários mais quentes. De resto, tal como é possível ver na tabela dos encontros, há várias partidas com início agendado para as 21 horas ou até depois disso.

Equilíbrio no descanso

O ingredient­e mais forte até ao final da Liga está, claro, na luta pelo título. O FC Porto lidera com 60 pontos, mais um do que o Benfica, pelo que a disputa deve ser renhida até ao final. As duas equipas vão ter direito ao mesmo tempo de descanso, sensivelme­nte, ainda que as águias joguem mais vezes em primeiro lugar (cinco contra quatro dos dragões). A título de curiosidad­e, até à penúltima jornada, ambos jogam apenas uma vez ao fim de semana.

De resto, como é sabido, há dois jogos entre ‘grandes’ até ao final da temporada. O primeiro será a 15 de julho (21h30), ou seja a uma quarta-feira, com o Sporting, que ainda luta pelo terceiro lugar, a deslocar-se ao Dragão. Os leões também vão à Luz, mas o dérbi lisboeta ainda não tem data, pois decorre precisamen­te na última ronda. No entanto, já se sabe que a Liga quer fechar as ‘cortinas’ a 26 de julho.

PORTIMONEN­SE RECEBE GIL VICENTE NO PRIMEIRO JOGO. DEVIDO AO CALOR, NÃO HÁ ENCONTROS ANTES DAS 17H00

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal