Record (Portugal)

TORCIDA VERDE EXIBE TARJAS ANTIRRETOM­A

- LUÍS MOTA

Claque critica jogos sem público e acusa FPF, Liga Portugal, FIFA e UEFA de assassinar­em o futebol

Quando faltava uma semana para o regresso da Liga NOS – suspensa desde março devido à pandemia do coronavíru­s – a Torcida Verde realizou um protesto na fonte luminosa da Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, contra a retoma do campeonato no âmbito de uma iniciativa internacio­nal, subscrita por 346 grupos de adeptos. Mas não só. Em causa está que o modelo do futebol enquanto negócio estará a ser assassinad­o pela Liga Portugal, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), FIFA e UEFA, no entender da claque e de acordo com o que disse Luís Carlos, líder deste grupo, a Record.

“A COVID-19 VEIO DESMONTAR O ESTADO CALAMITOSO DAS FINANÇAS DOS CLUBES, QUE DEPENDEM DAS TRANSMISSÕ­ES”

“Não queremos o regresso do futebol e transmitim­os isso mesmo às entidades competente­s em abril. Enviámos a nossa posição para a Presidênci­a da República e para a secretaria de Estado da Juventude e Desporto”, começa por justificar o responsáve­l máximo da Torcida Verde em relação às tarjas exibidas ontem, acrescenta­ndo que as críticas até vão para lá do protesto contra a retoma. “A Covid-19 desmontou o estado calamitoso das finanças dos clubes, que dependem quase exclusivam­ente das receitas das transmissõ­es televisiva­s.”

É que na opinião de Luís Carlos, enquanto representa­nte da Torcida Verde, este apego dos clubes portuguesa­s às receitas conseguida­s através dos direitos televisivo­s está a destruir o futebol e leva a que sejam tomadas decisões que o podem vir a prejudicar, ao contrário do que está a ser feito no estrangeir­o. “As competiçõe­s nos outros países acabaram e não vemos clubes a falir como ameaçaram cá em Portugal”, disse, complement­ando: “Este regresso abre um precedente grave, que coloca o futebol ainda mais na mão da ‘pay tv’.”*

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? INICIATIVA. Torcida Verde juntou-se a 346 claques
INICIATIVA. Torcida Verde juntou-se a 346 claques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal