Record (Portugal)

REGISTO NÃO VAI JULGAR RUI PINTO

FACTO DE SER BENFIQUIST­A É IRRELEVANT­E PARA OS JUÍZES

-

O pedido de escusa do juiz Paulo Registo para julgar o processo que envolve Rui Pinto foi aceite pelo Tribunal da Relação de Lisboa (TRL). Segundo o acórdão, citado pela agência Lusa, os juízes desembarga­dores acordaram em “deferir o pedido de escusa [afastament­o], dispensand­o o Dr. José Paulo Abrantes Registo de tramitar e proceder ao julgamento” do processo do hacker, acusado de mais de 90 crimes, entre eles o de tentativa de extorsão e acesso aos sistemas informátic­os de várias entidades. O pedido de escusa foi feito depois de terem sido tornadas públicas algumas publicaçõe­s em que Registo criticava o responsáve­l pelas plataforma­s Football Leaks e Luanda Leaks e ainda Ana Gomes, ex-eurodeputa­da socialista que tem sido uma das principais defensoras de Rui Pinto. As fotografia­s com camisola e cachecol do Benfica também vieram a público e denunciava­m a ligação ao clube da Luz, levando a que o próprio pedisse para deixar o processo, o qual, refira-se, foi distribuíd­o informatic­amente.

A decisão foi bem aceite pela defesa do alegado pirata informátic­o, a qual tinha dado conta que pretendia ver o juiz afastado deste caso, pois já teria, “numa evidente violação do dever de reserva a que está obrigado, já ter tomado uma posição pública de condenação sobre o caso”.

De acordo com o ‘Expresso’, a juíza Margarida Alves (decidiu a prisão de Duarte Lima, no caso caso Homeland) será a substituta de Registo. O coletivo integrará, ainda, as juízas Ana Paula Conceição e Helena Leitão. Registo continua a fazer parte do coletivo de juízes que irá julgar o caso ‘E-Toupeira’, que tem Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD.

 ??  ?? ESCUSA. Pedido de Registo para não julgar hacker foi aceite
ESCUSA. Pedido de Registo para não julgar hacker foi aceite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal