Record (Portugal)

5 ANOS PARA FERNANDO MENDES BRUNO DE CARVALHO ABSOLVIDO

HÁ MAIS 8 ARGUIDOS COM 5 ANOS DE PRISÃO 28 COM PENA SUSPENSA DE 5 ANOS E 200 HORAS DE SERVIÇO COMUNITÁRI­O LEÕES FAZEM APELO AO ESTADO “Que não se volte a repetir”

- LUÍS MOTA

JUÍZA SÍLVIA PIRES LEU A SENTENÇA

“FIZERAM-ME UM ASSASSINAT­O DE CARÁTER”, FRISOU O EX-LÍDER QUE QUER UMA AG PARA SER “READMITIDO COMO SÓCIO”

çVirou-se ontem a página do capítulo mais negro da história do Sporting. A juíza Sílvia Pires, responsáve­l pelo coletivo de juízes do julgamento ao processo da invasão à Academia do Sporting, leu mesmo o acórdão final, ontem, no Tribunal do Monsanto. Saltou logo à vista a confirmaçã­o do que já se esperava: a absolvição de 3 dos 44 arguidos. Do lado oposto, 9 dos invasores foram condenados a pena de prisão efetiva por 5 anos, acima de tudo pelos antecedent­es criminais. De resto, os crimes de sequestro e terrorismo caíram por inteiro.

Em relação aos ilibados, Bruno de Carvalho, presidente dos leões à data da invasão, a 15 de maio de 2018, frisa que vai “sair de um confinamen­to de dois anos”, isto depois de o tribunal ter frisado que “não se fez prova” que BdC tenha “participad­o nos factos, deu ordens ou agiu de forma concertada com os demais arguidos”. “É um alívio. É a assunção de que foi efetuado um crime como nunca tinha visto em Portugal. O que me fizeram foi um assassinat­o de caráter”, vincou BdC, que mais tarde, na TVI, assumiu que irá pedir uma “indemnizaç­ão pecuniária” ao Estado. “Não tenho esse sentimento de que foi feita justiça...”, lamentou, reforçando que espera ser readmitido como sócio dos leões: “Os sportingui­stas deviam pensar no que aconteceu e solicitar uma Assembleia Geral (AG) para o meu regresso enquanto associado de plenos poderes”. Por sua vez, Nuno Mendes (Mustafá),líder da Juventude Leonina, também foi absolvido. O tribunal considerou como provado que não se deslocou à Academia e “nenhuma testemunha o associou aos factos”. E em relação à droga na ‘casinha’, também não se deu como provada de que seria de ‘Musta’. Também Bruno Jacinto, ex-Oficial de Ligação ao Adepto do Sporting, saiu ilibado por ausência de factos provados.

Reverso da medalha

No lado oposto, 9 dos invasores vão mesmo para a prisão durante cinco anos. Fernando Barata (Mendes), Domingos Monteiro, Bruno Monteiro, Elton Camará, Getúlio Fernandes, Nuno Torres, Pavlo Antonchuk, Leandro Almeida e Tiago Neves ficaram com a pena mais pesada, acima de tudo por terem diversos antecedent­es criminais. Dos restantes invasores, 28 foram condenados, mas viram as penas, que variam entre 3 e 4 anos, serem suspensas por 5 anos e caso quebrem a pena terão de cumprir 200 horas de trabalho comunitári­o. “É uma oportunida­de que o tribunal vos dá”, afirmou a juíza Sílvia Pires. Para completar o lote de arguidos, Tiago Rodrigues, Tomás Fernandes, Samuel Teixeira e Guilherme Oliveira escaparam com uma multa por introdução em lugar vedado ao público, pois estes quatro invasores não terão cometido mais nenhum crime enquanto estiveram na Academia. Terão de pagar 320 euros.

 ??  ??
 ??  ?? DOMINGOS MONTEIRO
BRUNO MONTEIRO
ELTON CAMARÁ
GETÚLIO FERNANDES
NUNO TORRES
PAVLO ANTONCHUK
TIAGO NEVES
LEANDRO ALMEIDA
SENTENÇA. Bruno de Carvalho foi um dos arguidos ilibados, mas a 9 outros foram aplicados 5 anos de prisão efetiva
DOMINGOS MONTEIRO BRUNO MONTEIRO ELTON CAMARÁ GETÚLIO FERNANDES NUNO TORRES PAVLO ANTONCHUK TIAGO NEVES LEANDRO ALMEIDA SENTENÇA. Bruno de Carvalho foi um dos arguidos ilibados, mas a 9 outros foram aplicados 5 anos de prisão efetiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal