Record (Portugal)

“Mantemos o objetivo de alcançar duas medalhas”

-

Os Jogos Olímpicos foram adiados. Foi bom, mau ou indiferent­e para a canoagem?

VF – É consensual que o adiamento foi a melhor decisão. Os nossos atletas, apesar da desilusão de quem treina diariament­e para um objetivo de participaç­ão nuns JO, concordam com a decisão. Não obstante, o período de alguma indecisão quanto à realização ou adiamento criou alguma ansiedade e desmotivaç­ão, devidament­e ultrapassa­da. Sabemos que a fasquia da nossa modalidade está elevada, mas gostamos de competir sobre pressão, e os nossos atletas, que são a melhor geração de sempre, estão no seu ponto mais alto das suas carreiras, revelando uma maturidade competitiv­a acima da média.

A FPC espera juntar mais atletas aos sete já apurados?

VF – Nunca será demais recordar que até ao preciso momento somos a modalidade que tem mais atletas apurados e estamos entre as cinco que tem atletas apurados para os Paralímpic­os. Estamos a reformular o plano de preparação da equipa olímpica e paralímpic­a, bem como de todas as equipas nacionais, adaptando os mesmos a esta nova realidade. No que concerne aos Jogos Olímpicos e Paralímpic­os, os nossos objetivos mantêm-se inalterado­s: duas medalhas em ambos os eventos. No que diz respeito à conquista de mais quotas, o objetivo passa por garantir entre 1 a 2 vagas, pelo que estamos a trabalhar com os Comités Olímpico e Paralímpic­o, no sentido de garantir o apoio e continuida­de da integração de atletas não apurados, bem como do financiame­nto para 2021.

e nos jogos sociais, que ainda não teve qualquer repercussã­o, e quando se fala em apoio à cultura, aosaudiovi­suais,entreoutro­stipos de apoios por parte do Estado, que não questiono. Mais uma vez o desporto não foi considerad­o nos apoiosdoEs­tado,cujainterv­enção seria fundamenta­l para voltar a alavancar o movimento desportivo nacional, predominan­temente assente numa base associativ­a e num modelo de voluntaria­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal