Record (Portugal)

MISSÃO PORTUGAL VINDA DO BRASIL

- ANA PAULA MARQUES

O nosso país vai receber a partir de julho grande parte dos 200 atletas que querem preparar os JO

O Comité Olímpico do Brasil (COB) vai enviar uma delegação de cerca de duas centenas de atletas, divididos em grupos, para a realização de estágios na Europa entre julho e dezembro. Este projeto já estava planeado, mas apenas para ser executado na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, mas devido aos números da pandemia no Brasil – é o segundo país com mais casos e o quarto com mais mortes – , o COB decidiu antecipá-lo de modo a que os seus atletas possam ter melhores condições de treino para chegarem aos Jogos de Tóquio em 2021 nas melhores condições. E Portugal está na linha da frente para acolher grande parte da delegação brasileira. Não só pela língua, as boas relações entre os dois comités, mas sobretudo porque o nosso país é dos que mais têm ‘evitado’ aos números dramáticos da pandemia. “Temos uma relação estreita com o Comité Olímpico de Portugal e já tínhamos iniciado as negociaçõe­s para a Missão Paris’2024. Face à pandemia, acreditamo­s que, usando as instalaçõe­s desportiva­s portuguesa­s, poderemos oferecer aos atletas locais seguros e de alto nível para que retomem as suas atividades”, explicou o diretor-geral do COB e antigo campeão olímpico de judo, Rogério Sampaio. O projeto de colocar os atletas

OS NÚMEROS DA PANDEMIA NO BRASIL ANTECIPARA­M O PROJETO DA COB NA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS NA EUROPA

no nosso país e que já foi definido como ‘Missão Portugal’ faz parte de um conjunto de medidas que o Comité Olímpico do Brasil colocou em marcha desde março, e a seu cargo ficarão despesas com viagens, estadia e alimentaçã­o durante os seis meses que os atletas e técnicos ficarão na Europa. Da parte do Comité Olímpico de Portugal haverá toda a colaboraçã­o, até porque a vinda de 200 brasileiro­s só trará coisas boas para o nosso país. “Estes estágios vão permitir o encaixe de uma receita financeira importante, e podem ser uma oportunida­de importante para que atletas brasileiro­s e portuguese­s trabalhem em conjunto na preparação olímpica”, sublinhou à Lusa o presidente do COP, José Manuel Constantin­o.

A vinda da vasta delegação brasileira obedecerá certamente ao cumpriment­o, por parte da mesma, de normas e procedimen­tos face à pandemia, nomeadamen­te a realização de testes e da quarentena antes do início dos estágios.

 ??  ?? DELEGAÇÃO. Atletas e técnicos brasileiro­s vão preparar Jogos Olímpicos de Tóquio no nosso país
DELEGAÇÃO. Atletas e técnicos brasileiro­s vão preparar Jogos Olímpicos de Tóquio no nosso país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal