Record (Portugal)

CONTRA O RACISMO

- JOSÉ MORGADO

Atletas juntam-se para passar mensagem clara sobre a questão social nos EUA

Desportist­as, ex-atletas, clubes e figuras públicas dos mais diferentes quadrantes da sociedade têm utilizado ao longo dos últimos dias a sua exposição mediática para passarem uma mensagem contra a desigualda­de racial e a violência policial nos Estados Unidos.

Ontem, os futebolist­as dos holandeses do PSV, entre os quais o português Bruma, os ingleses do Chelsee os italianos da Roma de Paulo Fonseca seguiram o exemplo do campeão europeu Liverpool (na véspera), e ajoelharam-se nos respetivos centros de treino. Os gestos foram fotografad­os e partilhado­s nas redes sociais, com a indicação ‘Black Lives Mater’ (as vidas negras importam), em alusão à morte do afro-americano George Floyd, após um polícia lhe pressionar o pescoço durante vários minutos. Nas redes sociais, multiplica­ram-se as publicaçõe­s com fotos a negro, acompanhad­as da hashtag ‘#Blackouttu­esday’, que tem como objetivo ‘apagar’ a internet durante 24 horas, de forma a chamar a atenção. Grandes figuras do desporto mundial, como Lionel Messi, Luka Modric, LeBron James, Luka Doncic, Dominic Thiem, Usain Bolt, Michael Phelps, Steph Curry, Kevin Mayer ou Lewis Hamilton associaram-se

GRANDES FIGURAS DO DESPORTO PORTUGUÊS E MUNDIAL ASSOCIARAM-SE AO MOVIMENTO

a essa corrente, que contou igualmente com o apoio de muitas das principais estrelas das diferentes modalidade­s no nosso país: Ticha Penicheiro, Vasco Ribeiro, Pedro Pichardo, João Cancelo e Nuno Gomes foram apenas alguns dos nomes que se juntaram ao movimento, tal como a grande maioria dos jogadores dos plantéis de Benfica, FC Porto e Sporting.

 ??  ?? SOLIDÁRIOS. Futebolist­as da Roma e do Chelsea fizeram homenagem
SOLIDÁRIOS. Futebolist­as da Roma e do Chelsea fizeram homenagem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal