Record (Portugal)

“Inoxidável”?

- BRUNO PRATA

O italiano e sempre inventivo ‘Tuttosport’ chama a Pinto da Costa “o presidente inoxidável” e, de facto, faz sentido relacionar com o aço quem comanda o FC Porto há quase quatro décadas. Nesta longa viagem, os Dragões conseguira­m um sucesso ímpar na sua história e foi muito à custa do sentimento de gratidão e do elo sentimenta­l que se foi criando que Pinto da Costa acaba de ser reeleito para o seu 15.º mandato com mais de 68% dos votos.

É um resultado muito satisfatór­io para quem está há tanto tempo no poder, mesmo se levarmos em conta que as principais alternativ­as à Lista A estavam na Lista A ou apoiavam a Lista A... Mas, até por isso, foram igualmente relevantes os 26,44% conseguido­s por José Fernando Rio, principalm­ente se levarmos em conta que o próprio Pinto da Costa tinha dito que os seus dois concorrent­es teriam sempre contra si a circunstân­cia de “não terem passado no clube”.

Com esta percentage­m, Rio ganhou direito a “andar por aí” vigilante, prerrogati­va também ganha pelos três representa­ntes da Lista D que foram eleitos para o Conselho Superior (e que fizeram a campanha mais terna e inteligent­e). Também eles contribuír­am para as segundas eleições mais concorrida­s de sempre no clube, que, importa dizê-lo, decorreram com uma organizaçã­o e uma elevação exemplares. Pinto da Costa terá agora de provar que ainda tem um futuro para dar ao clube. Pode parecer ingratidão dizê-lo, até por ser um presidente medalhado como nenhum outro, mas é uma obrigação natural que deve ser imposta a um líder carismátic­o que, nos últimos anos, permitiu o declínio desportivo e estrutural e o descalabro financeiro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal