Record (Portugal)

Estamos de volta

- Joaquim Evangelist­a Presidente­dadireçãod­oSJPF

O futebol está de regresso e os jogadores das equipas da Liga NOS retomam a atividade num contexto novo, enfrentand­o desafios, físicos e mentais, que nunca se haviam colocado antes, tudo fruto desta ‘season break’ forçada pela Covid-19. Na retoma, o sindicato regista com satisfação o resultado de uma postura responsáve­l e combativa ao longo dos últimos meses, contribuin­do para uma situação menos caótica em comparação com outros países onde federações, clubes e autoridade­s de saúde ainda não se conseguira­m entender.

Nos temas em que era exigível uma atitude de compromiss­o estivemos presentes, defendemos um princípio de acordo para diferiment­o de parte dos salários, em nome da sustentabi­lidade financeira dos clubes, seguido em muitos clubes, agilizámos um regime de prorrogaçã­o de contratos de trabalho que garante a estabilida­de da competição e os direitos basilares dos jogadores, defendemos um protocolo rigoroso para a retoma da competição e apelámos à responsabi­lidade do organizado­r na proteção do bem que mais importa salvaguard­ar, a saúde. Com a subscrição do seguro para os riscos causados pelo contágio pela Covid-19 demos mais um sinal, progressis­ta e exemplar no contexto europeu, de que tudo está a ser feito para o sucesso da retoma. Não ficamos por aqui e continuare­mos a trabalhar num plano para os atletas que enfrentam, ainda, um período de paragem, indefiniçã­o quanto à retoma, desemprego e instabilid­ade.

Perante tamanho esforço do futebol em voltar com condições de segurança, num momento em que os atletas se procuram exceder e voltar ao melhor nível de rendimento, é frustrante, inaceitáve­l e intoleráve­l que todo este esforço seja contrapost­o com atos de violência como aqueles a que assistimos na passada semana. Já foi praticamen­te tudo dito sobre estas condutas criminosas, resta-me reforçar o apelo para uma atuação célere e eficaz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal