Record (Portugal)

PROENÇA PASSA À VONTADE

BENFICA E SP. BRAGA FIZERAM CRÍTICAS MAS HOUVE ELOGIOS À GESTÃO

- ANTÓNIO MENDES E PEDRO MORAIS

CONFIRMADA­S SUBIDAS E DESCIDAS NA 2ª LIGA

CINCO SUBSTITUIÇ­ÕES APROVADAS PODEM SER USADAS A PARTIR DE HOJE

GESTÃO DO LÍDER FOI ALVO DE ELOGIOS

As críticas lançadas por alguns clubes aos atos de Pedro Proença ao longo das últimas semanas deixavam antever que a assembleia geral da Liga, realizada ontem, na Ordem dos Contabilis­tas Certificad­os, no Porto, ia aquecer e que o lugar do presidente do organismo podia até estar em causa. No entanto, a reunião acabou por decorrer num tom mais pacífico do que aquele que se previa e o líder da Liga acabou mesmo por passar no exame sem problemas de maior.

Todos os pontos que estiveram em discussão receberam luz verde e a proposta para a alteração ao atual modelo de liderança da Liga foi até alvo de elogios da generalida­de dos clubes. Houve algumas vozes dissonante­s que assumiram divergênci­as com Proença, é certo, como é o caso de Luís Filipe Vieira, que revelou não concordar com a forma de liderar do presidente da Liga. “É a maneira como ele gere todos os presidente­s da Liga, não pode ser consoante a vontade de cada um. A liderança nasce com a pessoa, não se aprende. Um líder não grita que é líder”, atirou Luís Filipe Vieira, antes de deixar uma garantia: “Já vieram duas pessoas ter comigo com intenções de se candidatar.” Registe-se que o líder das águias dirigiu-se a Proença, recordando-o de conversas que tiveram e que seriam contraditó­rias à posição mostrada pelo próprio Proença na reunião. Mas até Vieira reconheceu mérito à atual gestão. Ainda assim, o elogio estendeu-se à generalida­de dos clubes e recebeu eco, por exemplo, na voz de Pinto da Costa. Já António Salvador, líder do Sp. Braga, acabou por ser um pouco mais crítico, não deixando, porém, de ver trabalho na liderança. Ora, esta perspetiva foi confirmada também por Sónia Carneiro. A diretora-executiva da Liga garantiu que Pedro Proença “saiu tranquilo” da AG, sublinhand­o que a sua “posição nunca esteve em causa”. Um desfecho que se verificou, também, porque a esmagadora maioria dos clubes entendeu que este não era o momento certo para discutir a continuida­de de Proença. Os emblemas acreditam que esta é uma altura de união e que, por essa razão, a discussão desse tema não trará benefícios. Este assunto, aliás, será provavelme­nte decidido apenas nas urnas. Isto porque, caso se verifi

TODOS OS PONTOS DISCUTIDOS, QUE FORAM DO FIM DA 2ª LIGA ATÉ À MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO, FORAM APROVADOS

SÓNIA CARNEIRO, DIRETORA-EXECUTIVA DA LIGA, GARANTIU QUE A POSIÇÃO DE PROENÇA “NUNCA ESTEVE EM CAUSA”

que a alteração estatutári­a necessária para a aplicação do novo modelo de gestão, algo que será decidido numa nova AG com data por marcar, será necessário realizar eleições.

Neste ponto, a continuida­de de Pedro Proença ficará também dependente da sua vontade de permanecer na liderança e de uma eventual oposição que possa surgir entretanto. Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD, fez questão de garantir na reunião que não será um dos concorrent­es ao ato eleitoral.

 ??  ??
 ??  ?? FUTURO. O que falta agora saber é se Proença vai recandidat­ar-se em caso de novas eleições
FUTURO. O que falta agora saber é se Proença vai recandidat­ar-se em caso de novas eleições
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal