Record (Portugal)

Dinis Almeida não esquece como azuis domaram leão

- P.G.P.

A 7 de maio de 2017, o Belenenses SAD fez história em Alvalade. Estava quebrado um jejum de 62 anos dos azuis em casa do Sporting, com um triunfo, por 3-1, naquela que foi uma das raras vitórias frente aos leões. Basta ver que, nos últimos 30 duelos a contar para a Liga, a formação agora liderada por Petit conta três vitórias, cinco empates e 22 derrotas. Mas como surgiu essa última vitória? Dinis Almeida viveu essa experiênci­a na primeira pessoa e marcou um dos golos do Belenenses SAD – Abel Camará e Gonçalo Silva, o único resistente no plantel atual, apontaram os outros –, enquanto Bruno César marcou pelo Sporting. “Foi um jogo muito disputado. Era o Sporting do Jorge Jesus e foi uma partida de muito trabalho do Belenenses. Resolvemos nas bolas paradas. Jogámos de manhã e foi muito bom a nível pessoal, mas sobretudo para o Belenenses que é um histórico e ganhou em Alvalade depois de tanto tempo”, começa por contar o central, de 24 anos, a Record.

Autor do 2-1 aos 85 minutos, Dinis – que agora representa os búlgaros do Loko Plovdiv – explica o que levou os azuis ao sucesso. “A chave da vitória foi termos uma estratégia bem pensada e delineada por parte da equipa técnica [Domingos Paciência era o treinador] e os jogadores, unidos e com muito esforço e trabalho, conseguira­m levar a tática a bom porto. Cumprimos à risca o que foi pedido e conseguimo­s uma vitória histórica”, acrescenta, antes de lembrar essa época de 2016/17. “Foi a minha estreia na Liga, o cumprir de um sonho de qualquer menino que joga futebol. Para mim, a estreia na Liga bate qualquer coisa”, frisa. O Belenenses SAD só garantiu a permanênci­a perto do fim, mas Dinis Almeida recorda a união que se vivia. “Era um balneário cheio de gente boa. Foi um ano complicado em termos de resultados porque passámos por três treinadore­s, mas o grupo esteve sempre bastante unido”, remata.

Trio ainda em dúvida

Quanto ao plantel atual, que continua a preparar o jogo de sexta-feira, na Cidade do Futebol, Petit não sabe se pode contar com Silvestre Varela, Gonçalo Silva e André Santos, trio que fez apenas tratamento.

 ??  ?? FESTA. Defesa marcou em Alvalade
FESTA. Defesa marcou em Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal