Record (Portugal)

BORGES BATE JOÃO SOUSA

Número 1 nacional fica pela fase de grupos no Algarve às mãos da ex-estrela universitá­ria

- JOSÉ MORGADO

Há cinco anos, Nuno Borges, então dentro do top 50 do ranking mundial de juniores, tomou a decisão mais importante da sua vida: rumou até aos Estados Unidos para competir no circuito universitá­rio pela Mississipi State University, onde por lá se tornou um dos melhores jogadores da história da equipa de ténis daquela instituiçã­o. Em 2020 e depois de quatro anos em terras de Tio Sam, ia finalmente dedicar-se ao circuito internacio­nal (onde já tem sete títulos ganhos nas férias de verão), mas a pandemia travou-o. Ontem, cinco anos depois do início do sonho americano, Nuno, agora com 23 e dentro do top 600, alcançou a melhor vitória da sua vida, ao bater João Sousa (66º ATP e melhor português de sempre), por 7-6(3) e 6-3, para se apurar para as meias-finais da primeira etapa do circuito sénior da FPT, em Vale do Lobo. “Estou estupefact­o. Não sabia se ia conseguir fechar o encontro, mas estou feliz por vencer. Ainda estou a tentar assimilar aquilo que acabou de acontecer”, admitiu no final.

Já Sousa admitiu o dia mau. “Não me senti cómodo, nem a jogar, nem comigo mesmo.” Borges vai agora defrontar outro dos melhores portuguese­s de sempre nas meias-finais: Gastão Elias, que ontem eliminou João

Monteiro, por 6-1 e 6-2.

A outra meia-final masculina vai opor Pedro Sousa (bateu Luís Faria por 2-6, 6-3 e 6-2) e o surpreende­nte Tiago Cação, que bateu o terceiro cabeça de série, Frederico Silva, por 7-6(6), 2-6 e 6-3, numa batalha de três horas. As meias-finais femininas também se jogam hoje, com a tricampeã nacional Francisca Jorge e três jovens de nome Inês. Kika Jorge vai medir forças com a qualifier Inês Oliveira e Inês Murta tem duelo marcado com Inês Fonte.

 ??  ?? EM GRANDE. Nuno brilhou contra o n.º 1 nacional
EM GRANDE. Nuno brilhou contra o n.º 1 nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal