Record (Portugal)

Respeito

Luciano Gonçalves

- Presidente da APAF

A pandemia veio mostrar-nos que a vida é muito mais importante do que imaginamos e que nós não lhe atribuímos o real valor. Infelizmen­te, só quando os perdemos é que damos importânci­a às pessoas ou valores que realmente contam.

Curioso é também a influência que a Covid tem tido na sociedade e no seio político. Basta pensar que há semanas Portugal era a referência para a Europa pela forma como lidava com a situação e, passados estes dias, somos dos países europeus que mais restrições tem quanto à circulação de pessoas oriundas de Portugal noutros países. E assim se passa num ápice de bestiais a bestas.

Que isto sirva de ensinament­o para todos nós, não apenas pelos erros constantes que estamos a cometer devido ao facilitism­o com a Covid, seja pela forma como alguns teimam em ‘jogar’ quer com os números, quer com a comunicaçã­o, ou simplesmen­te seja pela falta de humildade, pois quando se está em cima, há um natural esquecimen­to que a vida é um carrossel e facilmente descemos.

Não posso terminar sem abordar um tema que esta semana marcou a nossa classe e que pessoalmen­te me deixa bastante triste, revoltado e até com algum sentimento de saturação, pois insiste-se em puxar para a praça pública assuntos do foro pessoal e profission­al como se estivessem associados à arbitragem. Para 98% dos árbitros isto é apenas um hobby.

No grupo de inspetores da Autoridade Tributária também deviam existir pessoas que têm como hobby outras atividades, mais que não seja praticar golfe, ser escuteiros­ou jogar apenas à sueca, mas infelizmen­te esses hobbies não alimentam notícias. É mais fácil carregar numa atividade que movimenta milhares de árbitros que contribuem para que o seu filho, o meu e tantos outros possam praticar desporto em Portugal. Com regras e respeito. Respeito. Essa palavra que se diz tão facilmente, mas que se pratica tão pouco. Que tenhamos a capacidade de nos respeitar e separar o trigo do joio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal