Record (Portugal)

FERNANDO SANTOS OBSERVA JOVANE

AINDA É OPÇÃO PARA OS SUB-21 ESTREIA PODE ACONTECER NAS CONVOCATÓR­IAS DESTE ANO

- JOÃO LOPES E LUÍS MOTA

Caso mantenha o nível exibiciona­l patenteado nas últimas três partidas, Jovane Cabral poderá ser uma das surpresas da convocatór­ia de Fernando Santos para os dois primeiros compromiss­os da fase de qualificaç­ão da Liga das Nações, frente à Croácia eà Suécia, agendados para 5 e 9 de setembro, respetivam­ente. O atacante, de 22 anos, que atua numa posição para a qual Fernando Santos dispõe de inúmeras soluções, poderá, todavia, beneficiar do facto de nessa altura muitos dos campeonato­s europeus estarem ainda no início ou não terem sequer arrancado, o que faz com que existam poucas referência­s em relação à forma física dos jogadores, alguns dos quais poderão, inclusive, encontrar-se ainda em plena pré-temporada.

Na ausência destes indicadore­s, o selecionad­or nacional deverá optar por chamar os jogadores que constituem a espinha dorsal da equipa, adicionand­o-lhe alguns jovens que se destaquem nas respetivas equipas. Quando? Na fase atual, pois, entre o final da temporada e os encontros da Liga das Nações, serão poucas as oportunida­des para que a bola volte a rolar. Apesar das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, Record sabe que a equipa técnica nacional e, em particular, Fernando Santos, tem observado diversos jogos da Liga portuguesa realizados após o reatamento da competição e colhido informaçõe­s sobre os jogadores que mais se têm destacado. E Jovane Cabral, com quatro golos marcados nos últimos três encontros, integra a lista de potenciais convocados em maior evidência. De acordo comin formações recolhidas pelo nosso jornal, o avançado, de 22 anos, está consciente de que tem sido alvo de diversas observaçõe­s e, por isso, tem feito tudo o que está ao seu alcance, não apenas para fixar-se em definitivo no onze do Sporting, mas também para convencer o selecionad­or nacional a conceder-lhe a oportunida­de de a tu ara o lado dos melhores do futebol português. O jogador quer muito representa­r Portugal, mas reconhece que só assumindo um papel de destaque no clube poderá continuar a perseguir esse sonho.

Um particular por Cabo Verde

Nascido em Cabo Verde, Jovane Cabral está em Portugal e no Sporting desde 2014, mas só adquiriu o estatuto de dupla nacionalid­ade em finais de 2018. Desde então, já recusou diversas chamadas para voltar a representa­r aquele país africano de língua oficial portuguesa, pelo qual atuou durante cinco minutos, num encontro de preparação, frente ao Luxemburgo, em março de 2017.

Esta aparição pelos Tubarões Azuis não impede o avançado do Sporting de mudar de seleção, pois, para a FIFA, apenas os encontros oficiais são contabiliz­ados. Por isso, a Jovane resta-lhe esperar que Fernando Santos fique impression­ado com o bom nível que tem exibido nas últimas jornadas e o inclua na convocatór­ia para os jogos de setembro.

AVANÇADO ESTÁ CONSCIENTE DE QUE TEM SIDO ALVO DE VÁRIAS OBSERVAÇÕE­S E TUDO TEM FEITO PARA CONTINUAR NO ONZE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal