Record (Portugal)

NA FRENTE ATÉ AO TÍTULO

- ANDRÉ GONÇALVES

FC Porto nunca falhou com vantagens maiores do que dois pontos a cinco jornadas do fim da Liga

O Benfica perdeu, o FC Porto ganhou e gerou-se uma diferença de seis pontos na tabela, favorável aos portistas. A equipa da Cidade Invicta está cada vez mais perto de conquistar o título e a história diz que o FC Porto não costuma falhar perante uma situação deste género. Nunca os portistas desperdiça­ram lideranças com vantagem pontual superior a dois pontos a cinco jornadas do fim do campeonato. O quadro em baixo mostra as ocasiões em que o título fugiu para a concorrênc­ia, mas aí tratava-se de distâncias mínimas, numa era em que a vitória valia dois pontos.

Esta é já a 10ª vez em que os azuis e brancos vão encarar o último quinteto de jornadas com seis ou mais pontos de avanço em relação ao rival mais próximo, apenas a quarta vez neste milénio, depois de ter gozado de 16, 18 e 11 pontos de avanço nas temporadas de 2010/11, 2007/08 e 2002/03, respetivam­ente.

Perder seria histórico

Nesta altura só uma quebra acentuada do FC Porto desviará o troféu da rota do Dragão. A acontecer, seria algo inédito na história do campeonato. A maior cambalhota aconteceu em 2012/13, quando o Benfica tinha quatro pontos de avanço sobre os dragões a cinco jornadas do fim, mas foi a equipa de Vítor Pereira, Kelvin e companhia a erguer o troféu.*

 ??  ?? Portistas festejam
Portistas festejam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal