Record (Portugal)

CONCEIÇÃO NÃO FACILITA

NOS DOIS PRIMEIROS ANOS SÓ PERDEU DOIS PONTOS NO SPRINT FINAL

- RUI SOUSA

Sérgio Conceição terá de fazer um forte trabalho mental nesta reta final do campeonato para evitar que a euforia tome conta do grupo e desvie o foco do plantel nas cinco jornadas que restam, agora que o FC Porto se colocou com uma confortáve­l vantagem de seis pontos na frente da classifica­ção e com superiorid­ade sobre o Benfica no confronto direto. Na prática, os dragões terão de perder sete pontos para que o título na- cional lhes escape das mãos. Em Paços de Ferreira, o técnico dos dragões alertou uma vez mais para o facto de nada estar ga- nho, e a verdade é que o futebol já pre- gou algumas parti- das mesmo ao cair do pano, mas neste caso seria preciso uma hecatombe para que o FC Porto desperdiça­sse tamanha vantagem. Olhando para as duas primeiras épocas de Conceição no comando dos dragões, juntando as duas retas finais, a sua equipa perdeu apenas dois pontos em 30 possíveis. Foi no empate (2-2) em Vila do Conde, na temporada passada, num jogo atípico em que os portistas estavam a vencer por dois golos de vantagem à entrada para os últimos cinco minutos. Um resultado que serviu apenas para que o FC Porto ficasse de vez para trás na luta pelo título, dado que já antes desse jogo não dependia de si para ser campeão nacional. Em 2017/18, quando chegaram ao título, foi precisamen­te nesta fase que os dragões ultrapassa­ram o Benfica, com a vitória na Luz que lhes permitiu colocarem-se dois pontos à frente do rival. Um fator de motivação que se revelou determinan­te para superar todos os obstáculos que tiveram até final, com um pleno de vitórias.

Boas referência­s

Dois exemplos que certamente servirão de guia para os dragões neste sprint final, em que partem com uma vantagem pouco usual nos últimos anos no futebol português. O calendário é teoricamen­te favorável, com três jogos em casa e apenas dois fora, bastando ao FC Porto vencer os encontros que tem no Dragão para chegar ao título, mas o que se tem verificado após a retoma do campeonato é revelador de um maior equilíbrio de forças e um consequent­e estado de alerta que vai ao encon

tro dos avisos de Conceição. Para além da receção ao Belenenses SAD, no próximo domingo, os portistas terão pela frente o Sporting e o Moreirense, no seu estádio, reservando para Tondela e Braga as derradeira­s saídas. Ainda não há ordem para encomendar as faixas, mas a história é claramente favorável à equipa de Sérgio Conceição. Basta lembrar que, neste milénio, só por duas vezes os portistas perderam sete pontos na reta final. Foi em 2003/04 e 2016/17, mas na primeira foram campeões.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal