Record (Portugal)

“Foi destratado na própria casa”

NAKAJIMA TREINA À PARTE

- RUI SOUSA

Umas semanas depois de o FC Porto ter feito a defesa de Bruno Lage na sua newsletter ‘Dragões Diário’ [“...como se Bruno Lage tivesse alguma dose de culpa nas vieirices que atiram constantem­ente o nome do clube para a lama”], desta vez foi Pinto da Costa a fazê-lo no seu artigo de opinião na revista ‘Dragões’. O presidente, de 82 anos, começou por elogiar o caráter de Sérgio Conceição para depois tecer duras críticas a Luís Filipe Vieira, pela forma como, segundo ele, o presidente do Benfica tratou o seu ex-técnico.

“O Sérgio é, acima de tudo, um grande ser humano. E voltou a demonstrá-lo recentemen­te, quando expressou em público a indignação que sentia pela forma como foi destratado na própria casa um colega de profissão, mesmo sendo um rival com o qual estava a disputar duas competiçõe­s. E fez muito bem, porque uma coisa é certa: é normal, no futebol, que por vezes as pessoas cheguem à conclusão de que é melhor para as duas partes seguirem caminhos diferentes; mas não é aceitável que profission­ais sérios sejam usados como bodes expiatório­s de quem precisa de se salvar e coloca sempre os interesses pessoais à frente dos interesses coletivos”, escreveu o líder dos dragões, apontando claramente o dedo a Luís Filipe Vieira, em contrapont­o com Sérgio Conceição, cuja postura na conferênci­a de imprensa de antevisão do jogo frente ao P. Ferreira foi destacada.

Excelência

Aliás, a forma como o técnico dos dragões saiu em defesa de Bruno Lage, numa fase difícil da sua carreira, foi mais um prova da personalid­ade que o presidente do FC Porto tanto admira e que lhe dá garantias de êxito. A qualidade como treinador e a exigência que coloca no dia a dia fazem o resto.

“Ele tem 45 anos, mas já o conheço há mais de 30. É um profission­al de excelência, que tem como uma das principais qualidades a enorme exigência que coloca em tudo o que faz. Exige muito dos outros, mas ainda exige mais dele próprio. E é assim como treinador, tal como foi enquanto jogador. Mas há outra faceta que poucas vezes é destacada, até porque o perfil de um portista com sucesso e que não costuma esconder o que lhe vai na cabeça agrada pouco à imprensa que nos odeia”, destacou Pinto da Costa.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal